• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Mídias integradas na educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Mídias integradas na educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Mídia impressa : o jornal como instrumento de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    DENISE FIOREZZI.pdf (205.8Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Fiorezzi, Denise
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O objetivo deste estudo foi trabalhar a leitura, a produção escrita, a análise linguística e o reconhecimento dos diversos gêneros textuais presentes na mídia impressa - o jornal com alunos da 4ª série do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica da pesquisa foi pautada na análise das diferentes concepções de linguagem que norteiam as atividades pedagógicas do ensino da Língua Portuguesa e na teoria sócio-interacionista de Vigotski. Na sequência foram exploradas algumas especificidades dos gêneros textuais, suas características e singularidades, incluindo as especificidades do gênero jornalístico e a distinção entre notícia e reportagem. Para a pesquisa foi realizado um estudo comparativo com duas turmas de quarta série do Ensino Fundamental que envolveu 43 alunos que trabalharam com os gêneros jornalísticos noticia e reportagem. O estudo comparativo desenvolveu-se na Escola Municipal Visconde de Mauá no Município de Lindoeste – Paraná. Os resultados da pesquisa apontam para as diversas possibilidades de uso do jornal impresso e diário em sala de aula como um possível agente potencializador para as atividades de leitura e de escrita e um material didático que possibilita o reconhecimento e a identificação dos gêneros textuais presentes num jornal impresso e de circulação diária
     
    Abstract: The aim of this study was to work on reading, writing production, linguistic analysis and recognition of different kinds of texts present in the print media - the newspaper with students in the 4th grade on. The theoretical research was based on analysis of different conceptions of language teaching activities that guide the teaching of Portuguese language and social interaction in the theory of Vygotsky. Following were explored some specifics of genre, its characteristics and peculiarities, including the specifics of gender and the distinction between journalism and news reporting. For the research was conducted a comparative study with two groups of fourth grade of elementary school, which involved 43 students who worked with the genres of journalism, and news reporting. The comparative study was developed in Visconde de Maua Municipal School in the Municipality of Lindoeste - Paraná. The survey results point to the various possibilities of using the newspaper and printed daily in the classroom as a possible agent for potentiating the activities of reading and writing and educational material that enables the recognition and identification of text genres present in a printed newspaper and daily circulation
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/33264
    Collections
    • Mídias integradas na educação [580]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV