Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlano, Elsi do Rocio Cardoso, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Weiss dapt_BR
dc.contributor.otherQuadros, Diomar Augusto de, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-19T17:40:28Z
dc.date.available2022-07-19T17:40:28Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33097
dc.descriptionOrientador: Elsi do Rocio Cardoso Alanopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o uso de técnicas pautadas na Agroecologia, voltadas para a educação das famílias da comunidade quilombola do Varzeão, núcleo Gramadinho no município de Doutor Ulisses – PR. Foi elencado o aspecto da metodologia participativa como estratégia de trabalho, visando solucionar os problemas de conservação e manejo dos solos, melhorando as condições de vida das pessoas envolvidas. Nesse aspecto o diagnóstico rural participativo (DRP) se destaca, pois os agricultores passam a atuar como facilitadores no uso das técnicas, tornando essa abordagem de pesquisa-ação, e a pluriatividade que se preocupa com a reprodução social, a participação do trabalho rural. Os resultados indicaram que o uso de técnicas eficientes e metodologias diferenciadas de ensino, valorizando o conhecimento tradicional, promoveram uma troca de informações onde a educação foi realizada no lugar de vida e do trabalho, ou seja, fora da escola promovendo a troca de saberespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEcologia agrícolapt_BR
dc.titleFerramentas de educação para um modelo de agricultura sustentávelpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples