Ferramentas de educação para um modelo de agricultura sustentável
Resumo
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o uso de técnicas pautadas na Agroecologia, voltadas para a educação das famílias da comunidade quilombola do Varzeão, núcleo Gramadinho no município de Doutor Ulisses – PR. Foi elencado o aspecto da metodologia participativa como estratégia de trabalho, visando solucionar os problemas de conservação e manejo dos solos, melhorando as condições de vida das pessoas envolvidas. Nesse aspecto o diagnóstico rural participativo (DRP) se destaca, pois os agricultores passam a atuar como facilitadores no uso das técnicas, tornando essa abordagem de pesquisa-ação, e a pluriatividade que se preocupa com a reprodução social, a participação do trabalho rural. Os resultados indicaram que o uso de técnicas eficientes e metodologias diferenciadas de ensino, valorizando o conhecimento tradicional, promoveram uma troca de informações onde a educação foi realizada no lugar de vida e do trabalho, ou seja, fora da escola promovendo a troca de saberes
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- Educação do campo [600]