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dc.contributor.advisorSilva, Clovis Luiz Machado dapt_BR
dc.contributor.authorTorres, Deniapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçaopt_BR
dc.date.accessioned2013-08-14T19:05:48Z
dc.date.available2013-08-14T19:05:48Z
dc.date.issued2013-08-14
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/31846
dc.description.abstractResumo: O presente estudo tem por objetivo geral verificar o nível de adaptação contextual das estratégias adotadas por uma subsidiária brasileira da Robert Bosch, com sede na cidade de Curitiba, Paraná - que atua no setor industrial de auto-peças - em face às diretrizes norteadoras da empresa matriz com sede em Stuttgart, Alemanha. Para isto foi realizado um estudo de caso, tendo-se como referencial teórico a perspectiva institucional com base na qual se definem as estratégias organizacionais utilizadas por subsidiárias de multinacional como resultantes da pressão de dois conjuntos de forças: pressões por isomorfismo advindas da matriz e pressões por isomorfismo nacional advindas do país anfitrião da subsidiária. Nesse estudo foi analisado o nível de influência do contexto ambiental brasileiro sobre cinco grupos de estratégias - mercadológicas, relacionadas à clientela, relacionadas à gestão de recursos (humanos, financeiros e tecnológicos), concernentes ao relacionamento corporativo e concernentes ao produto - por meio da identificação do comportamento estratégico em direção à homogeneização ou diversificação em relação às diretrizes da matriz alemã. Os procedimento metodológicos utilizados possuem natureza descritivo-analítica e os dados coletados em diferentes fontes foram tratados por meio de análise qualitativa de conteúdo do tipo categorial temática cujos temas foram definidos pelos trinta e oito indicadores que compõem os cinco grupos delineados. Da análise foi constatado que o grupo de estratégias referentes à gestão de recursos financeiros direciona-se para a homogeneização; o grupo de produto apresenta um equilíbrio no direcionamento estratégico e nos demais foi observada a tendência à diversidade. Foram identificadas no contexto ambiental brasileiro vinte e quatro fontes geradoras de adaptações nas estratégias da filial. Entre elas constatou-se uma predominância de mecanismos coercitivos, seguidos de pressões normativas e a presença de alguns padrões miméticos. Dos resultados alcançados ficou evidenciada a presença da dualidade institucional que direciona as estratégias analisadas à diversidade contextual, ressaltando-se aí a relevância de variáveis sócio-culturais, além das económicas, do contexto ambiental no qual se situa a subsidiária. Ainda assim, não se pode deixar de considerar que o espaço para a homogeneização, referente às orientações da matriz, fica preservado em face dos modelos e conceitos atuais de gestão de empresas complexas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectEmpresas multinacionaispt_BR
dc.subjectEmpresas subsidiariaspt_BR
dc.subjectClima organizacionalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleHomogeneidade versus diversidade contextual na adoçao de estratégiaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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