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dc.contributor.authorBaroni, Andreza Cristinapt_BR
dc.contributor.otherIsfer, Edsonpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Ciencias Juridicas. Curso de Graduação em Direitopt_BR
dc.date.accessioned2013-07-11T14:14:29Z
dc.date.available2013-07-11T14:14:29Z
dc.date.issued2013-07-11
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/31413
dc.description.abstractA marca é um dos elementos utilizados pela prática empresária, consistindo no sinal que visa diferenciar os produtos e/ou serviços por ela assinalados, distinguindo-os de outros idênticos ou semelhantes existentes no mercado. Em que pese ser um bem imaterial, o direito exercido sobre ela é de caráter patrimonial. No entanto, conforme se verifica da leitura do artigo 5°, XXIX da Constituição Federal, esse direito não é absoluto, pois, assim como ocorre com as demais propriedades, a sua existência está condicionada ao exercício de uma função social, de modo que a propriedade sobre a marca só será reconhecida quando exercida de forma a propiciar o desenvolvimento econômico e tecnológico do país e em atenção ao interesse social. Nesse sentido, verifica-se que a função social sob dois aspectos: em relação ao mercado, a fim de evitar a concorrência desleal, e em relação ao consumidor.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMarca registradapt_BR
dc.subjectPropriedade industrialpt_BR
dc.titleMarcaspt_BR
dc.typeMonografia Graduaçãopt_BR


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