3+1: Que conta é essa? : um levantamento histórico sobre as (re) invenções no campo do currículo de biologia da UFPR
Resumo
Resumo : Partindo da premissa que os currículos são construções sociais do período em que foram constituídos, eles nos ajudam a entender melhor a formação de professores. Nesse sentido o presente estudo é um levantamento dos currículos e grades curriculares do curso de Ciências Biológicas da UFPR desde o curso de História Natural (HN) até a última versão de 2010. Esse levantamento foi complementado por entrevistas com três estudantes que vivenciaram a época de História Natural. As mudanças curriculares foram apresentadas em quatro fases: História Natural; Licenciatura em Ciências Biológicas; Ciências Biológicas (versão 1992) e Ciências Biológicas (versão 2008). Também se discorreu brevemente sobre o Curso de Licenciatura em Ciências. Durante essas fases houve mudanças na formação de professores. Os resultados apontam que o modelo 3 + 1 se perpetuou no curso e só na última reformulação surgiu o modelo 3 + 2, para o estudante que opta pela modalidade de Licenciatura. Com esse levantamento percebeu-se inúmeras lacunas nas informações sobre os cursos que vão desde a falta de documentação curricular do período de História Natural, dados mudanças curriculares, etc., nos diferentes currículos. Percebeu-se ainda que a formação de professores foi deixada em segundo plano em relação a de pesquisadores. Mesmo na última reformulação, a maior parte da carga horária foi voltada para disciplinas da modalidade Bacharelado, que possui duas ênfases em contraste com a modalidade Licenciatura com uma única ênfase, ressaltando a constituição de um campo de poder do Bacharelado no interior do curso.
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- Bacharelado [1173]