Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGioppo, Christiane, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorSionek, Alejandropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-08-16T16:40:09Z
dc.date.available2022-08-16T16:40:09Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31324
dc.descriptionOrientador: Christiane Gioppopt_BR
dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Partindo da premissa que os currículos são construções sociais do período em que foram constituídos, eles nos ajudam a entender melhor a formação de professores. Nesse sentido o presente estudo é um levantamento dos currículos e grades curriculares do curso de Ciências Biológicas da UFPR desde o curso de História Natural (HN) até a última versão de 2010. Esse levantamento foi complementado por entrevistas com três estudantes que vivenciaram a época de História Natural. As mudanças curriculares foram apresentadas em quatro fases: História Natural; Licenciatura em Ciências Biológicas; Ciências Biológicas (versão 1992) e Ciências Biológicas (versão 2008). Também se discorreu brevemente sobre o Curso de Licenciatura em Ciências. Durante essas fases houve mudanças na formação de professores. Os resultados apontam que o modelo 3 + 1 se perpetuou no curso e só na última reformulação surgiu o modelo 3 + 2, para o estudante que opta pela modalidade de Licenciatura. Com esse levantamento percebeu-se inúmeras lacunas nas informações sobre os cursos que vão desde a falta de documentação curricular do período de História Natural, dados mudanças curriculares, etc., nos diferentes currículos. Percebeu-se ainda que a formação de professores foi deixada em segundo plano em relação a de pesquisadores. Mesmo na última reformulação, a maior parte da carga horária foi voltada para disciplinas da modalidade Bacharelado, que possui duas ênfases em contraste com a modalidade Licenciatura com uma única ênfase, ressaltando a constituição de um campo de poder do Bacharelado no interior do curso.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEducação - Formaçãopt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.title3+1: Que conta é essa? : um levantamento histórico sobre as (re) invenções no campo do currículo de biologia da UFPRpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples