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dc.contributor.authorGerges, Nina Roza Cruz
dc.contributor.otherSilva, Áurio Lúcio Leocádio da
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2015-11-16T20:03:43Z
dc.date.available2015-11-16T20:03:43Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/27390
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Áurio lúcio Leocádio da Silva
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 29/02/2012
dc.descriptionBibliografia: fls. 89-94
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégias de marketing
dc.description.abstractResumo: O assunto central deste estudo é o comportamento do consumo de moda, considerando a importância da internet na vida das pessoas e com isso o crescente acesso aos blogs, principalmente de moda, e sua relação com o comportamento dos consumidores. Assim o objetivo principal da presente pesquisa consiste em identificar os hábitos, o autoconceito e os motivos de acesso aos blogs de moda. O trabalho foi executado em duas etapas, na primeira entrevistou-se 10 consumidores e profissionais de moda para poder desenvolver a escala de autoconceito relacionada à moda e identificar os motivos de acesso aos blogs de moda. Como resultado obteve-se 15 dimensões que compõem o autoconceito relacionado à moda, as quais apresentaram diferenças significativas das escalas de autoconceito já apresentadas por outros autores. Em relação aos motivos de acesso aos blogs de moda, encontrou-se 17 motivos os quais se agrupou em: busca por informação, instantaneidade, identificação com a blogueira e interação com outras pessoas. Na segunda etapa foram coletados 451 questionários com o objetivo de validar a escala de autoconceito relacionada à moda, identificar hábitos e os principais motivos de acesso aos blogs de moda e por fim identificar os grupos de consumidores conforme hábitos e motivos de acesso aos blogs de moda, suas características demográficas e seu autoconceito relacionado à moda. Como resultado encontrou-se manter contato com a família e amigos como um dos principais motivos de acesso aos blogs de moda. A respeito dos hábitos de acesso aos blogs de moda, se verificou que a maior parte dos respondentes acompanha até 3 blogs de moda, acessa entre 2 a 5 vezes na semana e conhece os blogs de moda há menos de 2 anos. Quando se realizou a análise fatorial para a escala de autoconceito, foram encontrados três fatores, são eles os fatores confiança, diferenciada e realizada. Como produto final da pesquisa identificou-se dois grupos de consumidores conforme seu autoconceito, hábitos e motivos de acesso aos blogs de moda: os divergentes e os convergentes.
dc.description.abstractAbstract: The central theme addressed in this study is fashion consumption behavior, considering the importance of the internet in people’s lives and the subsequent increase in the use of blogs, particularly related to fashion, and their relation to consumer behavior. In this context, the main objective of this research was to identify the habits, self-concept and the reasons for access to fashion blogs. The study was carried out in two stages. In the first stage 10 fashion consumers and professionals were interviewed to enable a self-concept scale related to fashion to be developed and to identify the reasons for the use of fashion blogs. As a result 15 dimensions were obtained which make up the self-concept related to fashion and these presented significant differences in comparison with self-concept scales previously developed by other authors. In relation to the reasons for fashion blog use, 17 reasons were found which were grouped into: the search for information, immediacy, identification with the blogger, and interaction with other people. In the second stage 451 questionnaires were collected in order to validate the self-concept scale related to fashion, to identify the patterns of use and the main reasons for using fashion blogs and finally to identify the consumer groups according to their patterns of use and reasons for using fashion blogs, their demographic characteristics and their self-concept in relation to fashion. As a result it was found that interaction with family and friends was one of the main reasons for using fashion blogs. With respect to the patterns of fashion blog use, it was verified that the majority of respondents follow up to 3 fashion blogs, visit them 2 to 5 times per week and have been aware of the fashion blogs for less than 2 years. On carrying out the factorial analysis for the self-concept scale, three factors were found, they are the factors confidence, accomplished and distinguished. The final product of this research was the identification of two consumer groups according to their self-concept, patterns of use and reasons for using fashion blogs: the divergent and convergent.
dc.format.extent108f. : il. , grafs., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectComportamento do consumidor - Moda
dc.subjectBlogs - Moda
dc.subjectMarketing na internet
dc.subjectRedes de relações sociais
dc.subjectTeses
dc.subjectAdministração
dc.titleAutoconceito e motivos de acesso dos usuários de blogs : explorando o universo da moda
dc.typeDissertação


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