Componentes organizacionais e o desenvolvimento da confiança intraorganizacional : um estudo múltiplo de casos em clubes de serviço
Date
2011Author
Stoeckl, Karl
Metadata
Show full item recordSubject
TesesClima organizacional
Sociologia organizacional
Clubes - Administração
Administração
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: Clubes de Serviço cumprem, em muitos sentidos, com as responsabilidades que por lei seriam de competência governamental. Dentro de um sistema dogmático e com laços sociais mais fortes, como o existente nesses clubes, há um sentimento fundamental: a confiança. Este estudo investiga a relação entre os componentes da organização (as pessoas, as estratégias, os processos, as políticas/padrões de comportamento e os valores/cultura) e o desenvolvimento dessa confiança nessas organizações inseridas no terceiro setor. Neste trabalho, no referencial teórico foram apresentadas as características principais dos clubes, objetos de estudo, bem como as principais teorias sobre confiança e componentes organizacionais, buscando identificar se e como esses componentes influenciam no desenvolvimento da confiança nos relacionamentos intraorganizacionais. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa constituindo-se de um estudo de casos como método de investigação, tomando como unidades de análises três clubes de serviço, representando O Lions Clube, o Rotary Clube e as Lojas Maçônicas. Neste contexto, a pesquisa analisa a confiança, buscando verificar seu desenvolvimento e sua importância nos relacionamentos entre os participantes de cada clube. Apesar de algumas similaridades, cada um dos clubes apresenta concepções diferentes sobre o que é confiança e como ela se desenvolve. A conclusão que se pode apresentar é que, enquanto alguns aspectos das organizações auxiliam e interferem no desenvolvimento da confiança, especialmente os dogmas, a cultura e as pessoas (estimulados principalmente pela convivência entre os membros) outros aspectos acabam sendo consequencias da confiança obtida. Abstract: Service Clubs fulfill, in many ways, the responsibilities that are of government’s competency. Within a dogmatic system and stronger social ties, such as in clubs, the essential sentiment is trust. This paper investigates the relationship between the components of the organization (people, strategies, processes, policies or standards of behavior and values/culture) and development of trust in these third sector organizations. In this paper, we presented the main characteristics of the object-of-study clubs a well as the main theories on trust and organizational components in order to identify whether and how these components influence on the development of trust in the intra-organizational relationships. Despite some similarities, each club has different views on what is trust and how it is developed. The conclusion that can be presented is that, while some aspects of the organization promote and interfere in building trust, especially the dogma, culture and people (due mainly to the interaction between members), other aspects are the result of confidence gained.
Collections
- Dissertações [438]