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dc.contributor.authorSemprebom, Elder
dc.contributor.otherPrado, Paulo Henrique Muller, 1967-
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2015-11-16T18:01:45Z
dc.date.available2015-11-16T18:01:45Z
dc.date.issued2010
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/23976
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Paulo Henrique Muller Prado
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 22/03/2010
dc.descriptionBibliografia: fls. 145-151
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor
dc.description.abstractResumo: Acerca dos estudos do comportamento do consumidor, esta dissertação tem como objetivo, analisar a influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas. A experiência com a marca é formada pelas dimensões sensorial, afetiva, intelectual e comportamental. A escala para mensurar este construto foi proposta por Brakus, Schmitt e Zarantonello (2009), sendo traduzida e validada neste estudo. A qualidade do relacionamento com a marca, no contexto desta pesquisa, foi composta pelos construtos autoconexão, interdependência e intimidade. Estes, foram mensurados elas escalas propostas por Francisco-Maffezzolli et al (2009) e Breivik e Thorbjorsen (2007). As hipóteses do estudo referenciam a influência da experiência de consumo sobre os construtos da qualidade do relacionamento. A pesquisa, de abordagem quantitativa, foi realizada em duas etapas, tendo como objetivo validar as escalas, mensurar os construtos propostos e testar o modelo hipotético. Os dados foram nalisados por meio de técnicas estatísticas descritiva, multivariada e modelagem de equações estruturais. Os resultados obtidos demonstram que a experiência exerce uma influência significativa sobre todos os construtos da qualidade do relacionamento.
dc.description.abstractAbstract: Regarding the studies about consumer behavior, this dissertation has as its objective, to analyze the influence of consuming experience in the relationship quality of college students with their brands. The brand experience is formed by the sensorial, affective, intellectual and behavioral dimensions. The scale to measure this construct was proposed by Brakus, Schmitt and Zarantonello (2009), being translated and validated in this study. The quality of the relationship with its brand, in the context of this research, was composed by the constructs selfconnection, interdependence and intimacy. These, were measured by the scales proposed by rancisco-Maffezzolli et al (2009) and Breivik e Thorbjorsen (2007). The study hypothesis refers the consuming experience influence in the constructs regarding relationship quality. The research, in a quantitative approach, was performed in two steps, aiming to validate the scales, measure the proposed constructs and test the hypothetical model. The data were analyzed using descriptive statistics techniques, multivariate and structural equations modeling. The obtained results show that the experience exerts a meaningful influence in all the constructs of the relationship quality.
dc.format.extent160f. : il., grafs., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectTeses
dc.subjectComportamento do consumidor
dc.subjectConsumidores - Preferencia
dc.subjectMarca de produtos
dc.subjectAdministração
dc.subject.ddc658.8343
dc.titleA influência da experiência de consumo na qualidade do relacionamento dos universitários com suas marcas
dc.typeDissertação


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