A presença de mulheres viajantes na história do turismo
Resumo
Resumo : Ao entender o turismo como um fenômeno sociocultural, é fundamental reconhecer a importância das questões de gênero e seus desafios na sociedade. Dessa forma, justifica-se a importância deste projeto ao destacar a trajetória de mulheres viajantes no turismo, apresentando suas biografias como forma de trazê-las visibilidade. O presente Projeto de Planejamento e Gestão em Turismo (PPGT) tem como objetivo geral analisar as contribuições de cinco mulheres viajantes, Jeanne Baret, Ida Pfeiffer, Marianne North, Júlia Lopes de Almeida e Glória Maria, que passaram pelo Brasil no contexto do turismo, destacando suas experiências e influências no cenário nacional e internacional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo desenvolvida em quatro etapas. Etapa I: pesquisa bibliográfica para construção do referencial teórico acerca das discussões de gênero e sua relação com as viajantes. Em seguida, a Etapa II: pesquisa bibliográfica para aprofundamento das viajantes escolhidas para a pesquisa. Etapa III: pesquisa documental em perfis que abordem mulheres e turismo, a fim de inspirar a elaboração do projeto final. Por fim, a Etapa IV: entrevistas com as lideranças dos perfis, a fim de compreender o papel e a funcionalidade na promoção da participação feminina no turismo em redes sociais. Os resultados indicam que as mulheres vêm conquistando seu espaço, embora enfrentem barreiras de uma sociedade patriarcal. Com base nesses resultados, foi desenvolvido um perfil no Instagram @elasnoturismo_ para divulgar mulheres viajantes, dicas de leitura e dados sobre a participação feminina no turismo. Sugere-se que estudos futuros abordem maior diversidade entre as viajantes, incluindo perspectivas de grupos como 60+, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e diferentes religiões Abstract : By understanding tourism as a socio-cultural phenomenon, it is essential to recognize the importance of gender issues and their challenges in society. This justifies the importance of this project in highlighting the trajectory of women travelers in tourism, presenting their biographies as a way of making them visible. The general objective of this Tourism Planning and Management Project (PPGT) is to analyze the contributions of five women travelers, Jeanne Baret, Ida Pfeiffer, Marianne North, Júlia Lopes de Almeida and Glória Maria, who passed through Brazil in the context of tourism, highlighting their experiences and influences on the national and international scene. To this end, an exploratory qualitative study was carried out in four stages. Stage I: bibliographical research to build a theoretical framework on gender discussions and their relationship with female travelers. This was followed by Stage II: bibliographical research to delve deeper into the female travelers chosen for the research. Stage III: documentary research on profiles dealing with women and tourism, in order to inspire the preparation of the final project. Finally, Stage IV: interviews with the leaders of the profiles, in order to understand their role and functionality in promoting female participation in tourism on social networks. The results indicate that women have been conquering their space, although they face barriers from a patriarchal society. Based on these results, an Instagram profile @elasnoturismo_ was developed to promote women travelers, reading tips and data on female participation in tourism. It is suggested that future studies address greater diversity among female travelers, including perspectives from groups such as 60+, LGBTQIA+, people with disabilities and different religions
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