Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDomareski-Ruiz, Thays Cristina, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.creatorBobato, Mayara Isabelept_BR
dc.date.accessioned2025-12-23T14:48:12Z
dc.date.available2025-12-23T14:48:12Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99855
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Thays Cristina Domareski Ruiz.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 74-80pt_BR
dc.description.abstractResumo : Os Convention and Visitors Bureaux (CBVx) são instituições privadas sem fins lucrativos, com a missão principal de favorecer o desenvolvimento econômico e social do destino através do incentivo e fomento da indústria do turismo. O objetivo deste trabalho é analisar as práticas na gestão do turismo comparando as estratégias dos Convention & Visitors Bureaux, entendendo seu papel como organização de promoção do destino e de eventos, como motivador para o desenvolvimento da região. Neste caso, a revisão de literatura é utilizada para levantar as referências encontradas sobre o tema, como forma de apoio à compreensão e exposição dos serviços efetivados pela instituição. As pesquisas bibliográficas realizadas tiveram como principal origem de dados a plataforma Scopus, banco de dados multidisciplinar de resumos e citações, identificando 60 artigos potenciais. A análise dos dados obtidos no levantamento bibliográfico ocorreu através do software VOSviewer 1.6.15, ferramenta para construir e visualizar redes bibliométricas, e resultou em uma amostra de 35 artigos selecionados, 12 deles abordando estratégias de destino diretamente como estudo de caso. Para compreensão das diferentes abordagens na gestão de CVBx, é apresentado um estudo de caso comparativo entre os Convention Bureaux de Curitiba (PR), no Brasil, e de Miami (FL), nos Estados Unidos, assim como um manual de boas práticas com diretrizes e orientações para a definição de estratégias do destino. Como resultados, o estudo traz uma investigação detalhada das estratégias de gestão adotadas por Convention & Visitors Bureaux (CVBs) nos Estados Unidos, Brasil e Canadá, visando o fortalecimento da atuação dos CVBs de forma eficaz e bem estruturada dentro dos destinos que representampt_BR
dc.description.abstractAbstract : The Convention and Visitors Bureaux (CVBs) are private, non-profit institutions with the primary mission of promoting the economic and social development of a destination by encouraging and fostering the tourism industry. The objective of this paper is to analyze tourism management practices by comparing the strategies of Convention & Visitors Bureaux, understanding their role as a destination and event promotion organization, and as a motivator for regional development. In this case, a literature review is used to gather the references found on the subject, as a way to support the understanding and presentation of the services provided by the institution. The bibliographic research conducted mainly relied on the Scopus platform, a multidisciplinary database of abstracts and citations, identifying 60 potential articles. The analysis of the data obtained from the bibliographic survey was carried out using the software VOSviewer 1.6.15, a tool for building and visualizing bibliometric networks, resulting in a sample of 35 selected articles, 12 of which directly addressed destination strategies as a case study. To understand the different approaches in the management of CVBs, a comparative case study is presented between the Convention Bureaux of Curitiba (PR), Brazil, and Miami (FL), United States, as well as a manual of best practices with guidelines and recommendations for defining destination strategies. The results provide a detailed investigation of the management strategies adopted by Convention & Visitors Bureaux (CVBs) in the United States, Brazil, and Canada, aiming to strengthen the role of CVBs effectively and well-structured within the destinations they representpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCultura e turismopt_BR
dc.subjectTurismo - Administraçãopt_BR
dc.subjectTurismo culturalpt_BR
dc.titleBoas práticas na gestão do turismo : uma análise das estratégias de convention & visitors bureauxpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples