K-Pop na Coreia do Sul : a influência na escolha do destino turístico por meio da música e cultura popular
Resumo
Resumo : O presente trabalho analisa como o K-pop influencia os brasileiros na escolha da Coreia do Sul como destino turístico. Para isso, foi realizada uma pesquisa que investigou de que maneira a música e a cultura popular sul-coreanas motivam o turismo internacional. A metodologia adotada caracteriza-se como qualitativa e exploratória, com levantamento bibliográfico, documental e aplicação de questionários. Um dos questionários foi direcionado a fãs brasileiros de K-pop, por meio de redes sociais, e outro a agências de viagem especializadas. Os resultados apontaram que o K-pop, ao promover a imagem de locais icônicos e experiências culturais, exerce forte influência no interesse turístico, especialmente em destinos associados à indústria musical. Como contribuição prática, foi elaborado um roteiro personalizado com locais relacionados ao K-pop na Coreia do Sul, conectando pontos turísticos populares à narrativa cultural do gênero musical Abstract : This study analyzes how K-pop influences Brazilian tourists in choosing South Korea as a travel destination. A research was conducted to investigate how South Korean music and popular culture drive international tourism. The methodology applied is qualitative and exploratory, with bibliographic and documental research, as well as questionnaires. One questionnaire targeted Brazilian K-pop fans through social media, while another focused on specialized travel agencies. The results revealed that K-pop, by promoting iconic locations and cultural experiences, strongly influences tourist interest, particularly in destinations associated with the music industry. As a practical contribution, a customized itinerary was developed, connecting popular tourist spots with the cultural narrative of K-pop
Collections
- Turismo [336]