As escolas isoladas de Tangará – SC : entrelaces históricos na visão docente (1960-2000)
Visualizar/ Abrir
Data
2025Autor
Luvison, Nathalie Aparecida Felicetti
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo conhecer a trajetória dos professores das Escolas Isoladas do município de Tangará – SC. Para esse objetivo, foram constituídas fontes históricas a partir da oralidade, tomando como pressupostos teórico-metodológicos a História Oral, conforme vem sendo praticada pelo Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM). As colaboradoras desta pesquisa são professoras que atuaram em Escolas Isoladas de Tangará – SC, no período compreendido entre 1960 e os anos 2000, e que relataram suas histórias por meio de entrevistas. Essas entrevistas foram transcritas, textualizadas e serão apresentadas na íntegra neste trabalho pelo seu caráter de serem constituídas como fonte histórica escrita, se possível auxiliando na compreensão de trabalhos futuros. As compreensões delineadas a partir das entrevistas apontam para três esferas – formação de professores, currículo e feminização da docência –, demonstrando as diferenças do que estava prescrito para a prática cotidiana. As fontes ainda apresentam as contas de roça, um saber local que foi incorporado à sala de aula, motivado pelas necessidades advindas dos moradores da região, ou seja, os moradores do campo Abstract: This dissertation aims to trace the trajectories of teachers from the Isolated Schools in the city of Tangará, Santa Catarina, Brazil. To achieve this objective, historical sources were established through oral accounts, adopting the theoretical and methodological framework of Oral History as practiced by the Oral History and Mathematics Education Group (GHOEM). The research collaborators are female teachers who worked in Tangará’s Isolated Schools between 1960 and the 2000s and who shared their experiences through interviews. These interviews were transcribed, textualized, and are presented in full in this work, given their role as written historical sources—potentially aiding the understanding of future research. The insights drawn from the interviews highlight three key dimensions: teacher training, curriculum, and the feminization of teaching. These reveal disparities between prescribed norms and everyday practices. The sources also document rural math practices (contas de roça), a form of local knowledge incorporated into classroom instruction, driven by the needs of the region’s inhabitants—specifically, rural communities
Collections
- Dissertações [248]