Reflexiones sobre la identidad musical en América del Sur : topofilia, lugar y territorio en la poética de compositores de música para medios tecnológicos en América del Sur
Resumo
Resumo: O objetivo desta tese é identificar os traços topofílicos presentes nos fatores que definem o amor humano pelo lugar ou território na criação de Música para Mídia Tecnológica (MMT). A relevância desta pesquisa reside no uso recorrente de território e lugar, tanto como conceito quanto como ferramenta poética, em obras criadas neste estilo por compositores sul-americanos. Para atingir esse objetivo, o texto se baseia nas vozes de compositores contemporâneos por meio de entrevistas com 27 criadores de MMT da região definida. Essas entrevistas exploram a relação entre o território, o compositor e as obras dentro da estrutura da MMT, identificando uma série de categorias associadas à conexão entre o compositor e seu ambiente. A pesquisa, estruturada em cinco capítulos, integra tanto a análise dessas entrevistas quanto os resultados obtidos. O primeiro capítulo é dedicado à introdução, onde são expostas a metodologia e as abordagens teóricas das categorias-chave do estudo. O segundo capítulo indaga a relevância dos materiais sonoros na evocação e representação do ambiente. O terceiro capítulo reflete sobre a relação do compositor com sua terra natal. O quarto capítulo aborda os fatores que unificam as práticas criativas na América do Sul. Por fim, o quinto capítulo apresenta as conclusões, destacando a existência de uma relação afetiva entre o compositor e o meio material, manifestada através da obra enquadrada na MMT. Além disso, essas reflexões permitem mapear fatores de identidade na MMT na América do Sul Abstract: The purpose of this thesis is to identify the topophilic traits present in the factors that define human love for place or territory in the creation of Music for Media Technology (MMT). The relevance of this research lies in the recurrent use of territory and place, both as a concept and as a poetic tool, in works created in this style by composers from South America. To achieve this objective, the text is based on the voices of contemporary composers through interviews with 27 MMT creators from the defined region. These interviews explore the relationship between territory, composer, and works framed within MMT, identifying a series of categories associated with the connection between the composer and their environment. The research, structured in five chapters, integrates both the analysis of these interviews and the results obtained. The first chapter is dedicated to the introduction, presenting the methodology and theoretical approaches to the key categories of the study. The second chapter delves into the relevance of sound materials in evoking and representing the environment. The third chapter reflects on the relationship between the composer and his homeland. The fourth chapter addresses the factors that unify creative practices in South America. Finally, the fifth chapter presents conclusions, highlighting the existence of an affective relationship between the composer and the material environment, manifested through the work framed within MMT. Furthermore, these reflections allow us to map identity factors in MMT in South America
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- Teses [52]