| dc.contributor.advisor | Omairi, Claudia, 1964- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Graduação em Terapia Ocupacional | pt_BR |
| dc.creator | Costa, Juliane Rissardi | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-26T13:28:22Z | |
| dc.date.available | 2025-11-26T13:28:22Z | |
| dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/99501 | |
| dc.description | Orientador: Profª. Ms. Claudia Omairi | pt_BR |
| dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho aborda a inclusão das crianças com Síndrome de Down (SD) na escola regular e a contribuição do terapeuta ocupacional nesse processo com ações voltadas aos profissionais da educação. Para isso buscou-se a revisão bibliográfica do período de 1997 a 2007, utilizando livros nacionais, autores estrangeiros, além de artigos nacionais a partir de base de dados Bireme utilizando os descritores: síndrome de down, terapia ocupacional e inclusão escolar. Além disso, foi feita a análise e discussão de três artigos científicos que evidenciam a prática terapêutica ocupacional na inclusão escolar com crianças com necessidades educacionais especiais. O trabalho aborda a SD, a legislação referente à educação e a atuação do terapeuta ocupacional com os profissionais da educação e com os pais. Pode-se observar com este estudo que apesar das dificuldades apresentadas por crianças com SD, observa-se o potencial cognitivo a ser desenvolvido e este pode ser maximizado se houver melhor preparo dos profissionais da educação para lidar com as diferenças relativas às capacidades cognitivas de cada criança e proporcionar a inclusão e o aprendizado. Para tanto se justifica a atuação do terapeuta ocupacional na inclusão em parceria com os profissionais da educação. Constatou-se a escassez de material bibliográfico relacionado a este tema, principalmente no que concerne a atuação do terapeuta ocupacional no contexto escolar, evidenciando a necessidade de publicação das práticas pertinentes ao tema, por parte de terapeutas ocupacionais | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Down, Síndrome de | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
| dc.subject | Terapia ocupacional | pt_BR |
| dc.title | A atuação do terapeuta ocupacional na inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down | pt_BR |
| dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |