Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOmairi, Claudia, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Graduação em Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.creatorCosta, Juliane Rissardipt_BR
dc.date.accessioned2025-11-26T13:28:22Z
dc.date.available2025-11-26T13:28:22Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99501
dc.descriptionOrientador: Profª. Ms. Claudia Omaiript_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho aborda a inclusão das crianças com Síndrome de Down (SD) na escola regular e a contribuição do terapeuta ocupacional nesse processo com ações voltadas aos profissionais da educação. Para isso buscou-se a revisão bibliográfica do período de 1997 a 2007, utilizando livros nacionais, autores estrangeiros, além de artigos nacionais a partir de base de dados Bireme utilizando os descritores: síndrome de down, terapia ocupacional e inclusão escolar. Além disso, foi feita a análise e discussão de três artigos científicos que evidenciam a prática terapêutica ocupacional na inclusão escolar com crianças com necessidades educacionais especiais. O trabalho aborda a SD, a legislação referente à educação e a atuação do terapeuta ocupacional com os profissionais da educação e com os pais. Pode-se observar com este estudo que apesar das dificuldades apresentadas por crianças com SD, observa-se o potencial cognitivo a ser desenvolvido e este pode ser maximizado se houver melhor preparo dos profissionais da educação para lidar com as diferenças relativas às capacidades cognitivas de cada criança e proporcionar a inclusão e o aprendizado. Para tanto se justifica a atuação do terapeuta ocupacional na inclusão em parceria com os profissionais da educação. Constatou-se a escassez de material bibliográfico relacionado a este tema, principalmente no que concerne a atuação do terapeuta ocupacional no contexto escolar, evidenciando a necessidade de publicação das práticas pertinentes ao tema, por parte de terapeutas ocupacionaispt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDown, Síndrome dept_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectTerapia ocupacionalpt_BR
dc.titleA atuação do terapeuta ocupacional na inclusão escolar de crianças com Síndrome de Downpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples