• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Terapia Ocupacional
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Terapia Ocupacional
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A atuação do terapeuta ocupacional na inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_R_JULIANE_RISSARDI_COSTA.pdf (412.5Kb)
    Data
    2008
    Autor
    Costa, Juliane Rissardi
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho aborda a inclusão das crianças com Síndrome de Down (SD) na escola regular e a contribuição do terapeuta ocupacional nesse processo com ações voltadas aos profissionais da educação. Para isso buscou-se a revisão bibliográfica do período de 1997 a 2007, utilizando livros nacionais, autores estrangeiros, além de artigos nacionais a partir de base de dados Bireme utilizando os descritores: síndrome de down, terapia ocupacional e inclusão escolar. Além disso, foi feita a análise e discussão de três artigos científicos que evidenciam a prática terapêutica ocupacional na inclusão escolar com crianças com necessidades educacionais especiais. O trabalho aborda a SD, a legislação referente à educação e a atuação do terapeuta ocupacional com os profissionais da educação e com os pais. Pode-se observar com este estudo que apesar das dificuldades apresentadas por crianças com SD, observa-se o potencial cognitivo a ser desenvolvido e este pode ser maximizado se houver melhor preparo dos profissionais da educação para lidar com as diferenças relativas às capacidades cognitivas de cada criança e proporcionar a inclusão e o aprendizado. Para tanto se justifica a atuação do terapeuta ocupacional na inclusão em parceria com os profissionais da educação. Constatou-se a escassez de material bibliográfico relacionado a este tema, principalmente no que concerne a atuação do terapeuta ocupacional no contexto escolar, evidenciando a necessidade de publicação das práticas pertinentes ao tema, por parte de terapeutas ocupacionais
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/99501
    Collections
    • Terapia Ocupacional [16]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV