A atuação do terapeuta ocupacional na inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down
Resumo
Resumo : Este trabalho aborda a inclusão das crianças com Síndrome de Down (SD) na escola regular e a contribuição do terapeuta ocupacional nesse processo com ações voltadas aos profissionais da educação. Para isso buscou-se a revisão bibliográfica do período de 1997 a 2007, utilizando livros nacionais, autores estrangeiros, além de artigos nacionais a partir de base de dados Bireme utilizando os descritores: síndrome de down, terapia ocupacional e inclusão escolar. Além disso, foi feita a análise e discussão de três artigos científicos que evidenciam a prática terapêutica ocupacional na inclusão escolar com crianças com necessidades educacionais especiais. O trabalho aborda a SD, a legislação referente à educação e a atuação do terapeuta ocupacional com os profissionais da educação e com os pais. Pode-se observar com este estudo que apesar das dificuldades apresentadas por crianças com SD, observa-se o potencial cognitivo a ser desenvolvido e este pode ser maximizado se houver melhor preparo dos profissionais da educação para lidar com as diferenças relativas às capacidades cognitivas de cada criança e proporcionar a inclusão e o aprendizado. Para tanto se justifica a atuação do terapeuta ocupacional na inclusão em parceria com os profissionais da educação. Constatou-se a escassez de material bibliográfico relacionado a este tema, principalmente no que concerne a atuação do terapeuta ocupacional no contexto escolar, evidenciando a necessidade de publicação das práticas pertinentes ao tema, por parte de terapeutas ocupacionais
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- Terapia Ocupacional [16]