| dc.contributor.advisor | Garcia, Junior Ruiz, 1977- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica em Energias Naturais Renováveis | pt_BR |
| dc.creator | Gomes, José Eduardo Almerin | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-19T14:32:38Z | |
| dc.date.available | 2025-11-19T14:32:38Z | |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/99422 | |
| dc.description | Orientador: Prof. Dr. Junior Ruiz Garcia | pt_BR |
| dc.description | Relatório técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica em Energias Naturais Renováveis | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho apresenta o dimensionamento e a avaliação de viabilidade de uma usina solar fotovoltaica equivalente destinada a suprir integralmente o consumo de energia elétrica de uma concessão rodoviária em Minas Gerais. A pesquisa foi motivada pelas exigências da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que estabelece, por meio do Programa de Energia Renovável (PER), a obrigatoriedade da autossuficiência energética em rodovias concedidas. A metodologia contemplou o levantamento de dados de insolação a partir do Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito (CRESESB), simulações de desempenho no software PVsyst e utilização de dados de consumo fornecidos pela concessionária. O dimensionamento resultou em uma usina de 5,145 MWp, composta por módulos JinkoSolar e inversores Huawei, com geração anual projetada de aproximadamente 9.200 MWh, valor superior ao consumo médio anual de 8.067 MWh da concessão. Os resultados confirmam a viabilidade técnica da solução proposta, assegurando autossuficiência energética e alinhamento às diretrizes regulatórias. Além disso, a implantação de geração própria a partir de fonte solar fotovoltaica contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e fortalece o compromisso ambiental da concessionária, em consonância com as metas de sustentabilidade e transição energética do Brasil | pt_BR |
| dc.description.abstract | Abstract: This study presents the design and feasibility assessment of an equivalent photovoltaic solar power plant intended to fully supply the electricity demand of a highway concession in the state of Minas Gerais, Brazil. The research was motivated by the requirements of the National Land Transport Agency (ANTT), which, through the Renewable Energy Program (PER), mandates energy self-sufficiency in federal highway concessions. The methodology included the use of solar irradiation data from the Reference Center for Solar and Wind Energy (CRESESB), performance simulations with the PVsyst software, and consumption data provided by the concessionaire. The designed system totals 5.145 MWp, using JinkoSolar modules and Huawei inverters, with an annual projected generation of approximately 9,200 MWh, surpassing the concessionaire’s average annual consumption of 8,067 MWh. The results confirm the technical feasibility of the proposed solution, ensuring energy self-sufficiency and compliance with regulatory requirements. Furthermore, the adoption of solar photovoltaic generation contributes to reducing greenhouse gas emissions and strengthens the concessionaire’s environmental commitment, in line with Brazil’s sustainability and energy transition goals | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Energia - Fontes alternativas | pt_BR |
| dc.subject | Sistemas de energia fotovoltaica | pt_BR |
| dc.subject | Sustentabilidade e meio ambiente | pt_BR |
| dc.title | Estudo de planejamento de energia renovável para uma concessão de rodovia em minas gerais | pt_BR |
| dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |