Diretrizes para uma prática inclusiva em matemática : uma abordagem a partir do desenho universal para aprendizagem e da aprendizagem criativa
Visualizar/ Abrir
Data
2025Autor
Raffaelli, Juliana Alves Brungari
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Esta dissertação propõe diretrizes e dimensões metodológicas para práticas docentes em Matemática, com o objetivo de promover a consciência inclusiva e a equidade educacional. O estudo enfatiza abordagens interdisciplinares e estratégias pedagógicas voltadas a minimizar barreiras de aprendizagem e atender à diversidade em turmas heterogêneas. A pesquisa fundamentou-se nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e nos pilares da Aprendizagem Criativa (AC), cuja articulação resultou na criação da abordagem denominada Pedagogia Flexível, voltada à personalização do ensino, à valorização das múltiplas formas de aprender e à promoção de experiências criativas e colaborativas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter interventivo, realizada com 35 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, no contexto do espaço maker do projeto Farol do Saber e Inovação, em Curitiba, reconhecido por suas práticas pedagógicas inovadoras. A metodologia adotada incluiu o planejamento e a aplicação de atividades pedagógicas interdisciplinares baseadas no DUA e na AC. Para a coleta de dados, foram utilizados diversos instrumentos, como observações diretas, entrevistas com os estudantes e registros das experiências vivenciadas, além de registros audiovisuais (áudios e vídeos) e anotações em diário de campo. A análise foi realizada por triangulação metodológica, combinando múltiplos instrumentos de coleta, diferentes fontes de dados e revisão de literatura, o que possibilitou uma compreensão aprofundada do objeto de estudo. Os resultados evidenciaram que projetos interdisciplinares fundamentados na Pedagogia Flexível têm potencial para impactar positivamente a percepção dos estudantes sobre a diversidade, ampliar sua compreensão de cidadania e fortalecer seu papel como agentes de transformação social. A pesquisa, portanto, apresenta uma contribuição prática e teórica para o desenvolvimento de práticas inclusivas na educação matemática, integrando inovação, criatividade e acessibilidade. Ao articular princípios da educação inclusiva com estratégias que valorizam a personalização e a colaboração, esta dissertação reafirma a importância de formar cidadãos críticos, conscientes e preparados para enfrentar os desafios do futuro Abstract: This dissertation proposes guidelines and methodological dimensions for teaching practices in mathematics, with the aim of promoting inclusive awareness and educational equity. The study emphasizes interdisciplinary approaches and pedagogical strategies aimed at minimizing learning barriers and addressing diversity in heterogeneous classrooms. The research is based on the principles of Universal Design for Learning (UDL) and the pillars of Creative Learning (CL), whose articulation resulted in the creation of an approach called Flexible Pedagogy, aimed at personalizing teaching, valuing multiple ways of learning, and promoting creative and collaborative experiences. This is a qualitative, interventional study conducted with 35 fifth-grade elementary school students in the context of the Maker Space of the Farol do Saber e Inovação (Beacon of Knowledge and Innovation) project in Curitiba, recognized for its innovative pedagogical practices. The methodology adopted includes the planning and application of interdisciplinary pedagogical activities based on DUA and AC. For data collection, several instruments were used, such as direct observations, interviews with students, and records of experiences, as well as audiovisual recordings (audio and video) and field diary notes. The analysis was performed using methodological triangulation, combining multiple collection instruments, different data sources, and literature review, which enabled a deeper understanding of the object of study. The results show that interdisciplinary projects based on Flexible Pedagogy have the potential to positively impact students' perceptions of diversity, broaden their understanding of citizenship, and strengthen their role as agents of social transformation. The research, therefore, presents a practical and theoretical contribution to the development of inclusive practices in mathematics education, integrating innovation, creativity, and accessibility. By articulating principles of inclusive education with strategies that value personalization and collaboration, this dissertation reaffirms the importance of educating critical, conscious citizens who are prepared to face the challenges of the future
Collections
- Dissertações [247]