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dc.contributor.advisorMusial, Nayane Thais Krespi, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em ESGpt_BR
dc.creatorSantos, Isabel Martinski dospt_BR
dc.date.accessioned2025-11-12T18:37:52Z
dc.date.available2025-11-12T18:37:52Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99314
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Nayane Thais Krespipt_BR
dc.descriptionProjeto Interdisciplinar (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em ESGpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como objetivo propor uma solução técnica para a mitigação de riscos operacionais associados à eficiência energética no setor ferroviário, com foco na redução das emissões diretas (Escopo 1) provenientes do consumo de diesel por locomotivas. A metodologia foi estruturada em cinco etapas integradas, iniciando com a análise SWOT e a aplicação de uma matriz de priorização baseada na avaliação de probabilidade e impacto, considerando os aspectos de Eficiência Energética, Ambiental, Social e de Governança (ESG). Os riscos classificados como "muito altos" foram analisados por meio de uma matriz de avaliação das mitigações, com o cálculo do Índice de Ganho de Mitigação (IGM), permitindo uma priorização mais estratégica com base em critérios de viabilidade e impacto. Os riscos com maior retorno potencial foram desdobrados em metas claras e mensuráveis, utilizando o modelo OKR (Objectives and Key Results), fundamentado na metodologia SMART. Em seguida, foi elaborado um plano de ação detalhado com o uso da ferramenta 5W2H, orientado pelas diretrizes do GHG Protocol. Por fim, estruturou-se um plano de acompanhamento com indicadores de sucesso, frequência de monitoramento e responsáveis definidos. Todo o processo foi alinhado a frameworks internacionais de sustentabilidade, como o GHG Protocol, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Global Reporting Initiative (GRI) e o Sustainability Accounting Standards Board (SASB). Como resultado, o trabalho apresenta um modelo prático e replicável de gestão de riscos operacionais com enfoque em eficiência energética, contribuindo para o fortalecimento da governança ambiental e o avanço da agenda ESG no setor ferroviáriopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTransporte ferroviariopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectGestão de riscopt_BR
dc.titleDiagnóstico de riscos operacionais e estratégias para eficiência energética na logística ferroviária : uma perspectiva ESGpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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