| dc.contributor.advisor | Musial, Nayane Thais Krespi, 1988- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em ESG | pt_BR |
| dc.creator | Santos, Isabel Martinski dos | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-12T18:37:52Z | |
| dc.date.available | 2025-11-12T18:37:52Z | |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/99314 | |
| dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Nayane Thais Krespi | pt_BR |
| dc.description | Projeto Interdisciplinar (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em ESG | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo propor uma solução técnica para a mitigação de riscos operacionais associados à eficiência energética no setor ferroviário, com foco na redução das emissões diretas (Escopo 1) provenientes do consumo de diesel por locomotivas. A metodologia foi estruturada em cinco etapas integradas, iniciando com a análise SWOT e a aplicação de uma matriz de priorização baseada na avaliação de probabilidade e impacto, considerando os aspectos de Eficiência Energética, Ambiental, Social e de Governança (ESG). Os riscos classificados como "muito altos" foram analisados por meio de uma matriz de avaliação das mitigações, com o cálculo do Índice de Ganho de Mitigação (IGM), permitindo uma priorização mais estratégica com base em critérios de viabilidade e impacto. Os riscos com maior retorno potencial foram desdobrados em metas claras e mensuráveis, utilizando o modelo OKR (Objectives and Key Results), fundamentado na metodologia SMART. Em seguida, foi elaborado um plano de ação detalhado com o uso da ferramenta 5W2H, orientado pelas diretrizes do GHG Protocol. Por fim, estruturou-se um plano de acompanhamento com indicadores de sucesso, frequência de monitoramento e responsáveis definidos. Todo o processo foi alinhado a frameworks internacionais de sustentabilidade, como o GHG Protocol, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Global Reporting Initiative (GRI) e o Sustainability Accounting Standards Board (SASB). Como resultado, o trabalho apresenta um modelo prático e replicável de gestão de riscos operacionais com enfoque em eficiência energética, contribuindo para o fortalecimento da governança ambiental e o avanço da agenda ESG no setor ferroviário | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Transporte ferroviario | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
| dc.subject | Gestão de risco | pt_BR |
| dc.title | Diagnóstico de riscos operacionais e estratégias para eficiência energética na logística ferroviária : uma perspectiva ESG | pt_BR |
| dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |