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dc.contributor.advisorBrusadin, Leandro Benedini, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.creatorOliveira, Bruna Gomes de Araújo dept_BR
dc.date.accessioned2025-11-12T18:26:13Z
dc.date.available2025-11-12T18:26:13Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99308
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Benedini Brusadinpt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Turismopt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 44-46pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo buscou entender a relação entre hospitalidade e a hotelaria na perspectiva do anfitrião - o trabalhador da hotelaria – sob a teoria da dádiva. Este trabalho tem como objetivo identificar as necessidades do trabalhador anfitrião através da análise de suas percepções como protagonista da hospitalidade comercial. O estudo e a proposta se justificam diante do imperativo de as empresas hoteleiras serem acolhedoras com seus funcionários e, consequentemente, gerar a hospitalidade genuína, que surge das relações de reciprocidade. A construção deste estudo se iniciou com o levantamento bibliográfico em bases de dados e em pesquisas conceituais relacional entre a hospitalidade e o turismo em uma perspectiva humana e social aplicada. Na coleta de dados foram levantados dados sobre os trabalhadores do ramo hoteleiro da cidade de Curitiba. A pesquisa de campo do trabalho é qualitativa e foi realizada por meio de entrevistas com ex-colegas e funcionários hoteleiros. Este estudo culminou na proposição de uma consultoria para meios de hospedagem denominada "Acolher quem acolhe", com o intuito de aprimorar o acolhimento do anfitrião a partir das necessidades dos mesmos, e favorecer a construção de um ambiente acolhedor, não só para os hóspedes, mas também para quem os recebe como forma de trocaspt_BR
dc.description.abstractAbstract : The present study aims to investigate the relationship between hospitality and the hotel industry from the perspective of hotel workers, grounded in the principles of gift theory. The goal is to identify the needs of the worker-host by analyzing their perceptions as integral participants in commercial hospitality. This research underscores the importance for hotel companies to prioritize the well-being of their employees, thereby fostering genuine hospitality that emerges from reciprocal relationships. The foundation of this study consists of a thorough literature review, drawing from databases and conceptual research related to hospitality and tourism, with a particular focus on human and social dimensions. Data collection involved engaging with hotel workers in the city of Curitiba. This qualitative field research was conducted through interviews with former colleagues and current hotel employees. The study culminates in the proposal of a consultancy service for lodging facilities, titled "Welcoming Those Who Welcome." This initiative aims to enhance the guest experience by addressing their needs while simultaneously cultivating a welcoming atmosphere for both guests and the employees who serve them, reflecting a spirit of mutual exchangept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHotéis - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEmpregadospt_BR
dc.subjectTurismo - Hospitalidadept_BR
dc.subjectBem-estarpt_BR
dc.titleA hospitalidade na hotelaria sob a perspectiva do anfitrião - o trabalhador : consultoria "Acolher quem acolhe"pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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