Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrandão, Rodrigo, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.creatorOliveira, Lucas Feitosa dept_BR
dc.date.accessioned2025-11-05T20:56:11Z
dc.date.available2025-11-05T20:56:11Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99167
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Brandãopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 09/09/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esse trabalho tem como objetivo primordial a identificação e compreensão dos elementos constatados como formadores da base ético-pedagógica na obra Emílio, ou Da Educação, de Jean-Jacques Rousseau. Ao longo da obra, certas concepções do autor são recorrentes e formam o fulcro do procedimento educativo do mesmo. A partir de um método de leitura e estudo que visa identificar o que haveria de mais fundamental para a formação do indivíduo virtuoso e, justamente por isso, capaz da obtenção da felicidade, esse trabalho apresenta excertos da obra em questão, para em seguida comentá-los com o objetivo da extração e evidenciação das ideias mais importantes para essa finalidade. Ao mesmo tempo, esse objetivo, formar humanamente o educando para que se torne ajuizado, prudente e feliz, é compreendido como o objetivo principal da obra aqui eleita para o aprofundamento. O estudo e a produção aqui materializados partem desses conceitos para se debruçar, ao cabo, no que pensamos ser os componentes mais importantes para a teleologia em questão. Para isso, não hesitamos em lançar mão da contribuição das obras complementares e de terceiros sobre o pensamento rousseauniano, o que, pensamos, secundou a ampliação da compreensão e da perspectiva a respeito da formação humana na obra de Jean-Jacques Rousseaupt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work has as its main objective the identification and understanding of the elements verified as formators of the ethical-pedagogical basis in Emile, or On Education by Jean-Jacques Rousseau. Throughout the work, certain conceptions of the author are recurrent and form the fulcrum of his educational procedure. From a method of reading and study that seeks to identify what would be most fundamental for the formation of the virtuous individual and, precisely for this reason, the individual able to obtain happiness, this work presents extracts from the work in question and then comments on them with the objective of extracting and revealing the most important ideas for this purpose. At the same time, this goal, to humanly train the student to become judicious, prudent, and happy, is understood as the main objective of the work chosen here to deepen. The study and production embodied here depart from these concepts in order to look at what we think are the most important components of the teleology in question. For this we do not hesitate to make use of the contribution of complementary and third-party works on Rousseau's thought, which, we think, seconded the expansion of understanding and perspective on human formation in Jean-Jacques Rousseau’s workpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRousseau, Jean-Jacques, 1712-1778pt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectDeuspt_BR
dc.subjectFelicidadept_BR
dc.subjectRazãopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleA gênese de um ser moral : filosofia e educação em Rousseaupt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples