• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016039P7 ; 40001016170P6 Programa de Pós-Graduação em Filosofia
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016039P7 ; 40001016170P6 Programa de Pós-Graduação em Filosofia
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A gênese de um ser moral : filosofia e educação em Rousseau

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - LUCAS FEITOSA DE OLIVEIRA.pdf (1.681Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Oliveira, Lucas Feitosa de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esse trabalho tem como objetivo primordial a identificação e compreensão dos elementos constatados como formadores da base ético-pedagógica na obra Emílio, ou Da Educação, de Jean-Jacques Rousseau. Ao longo da obra, certas concepções do autor são recorrentes e formam o fulcro do procedimento educativo do mesmo. A partir de um método de leitura e estudo que visa identificar o que haveria de mais fundamental para a formação do indivíduo virtuoso e, justamente por isso, capaz da obtenção da felicidade, esse trabalho apresenta excertos da obra em questão, para em seguida comentá-los com o objetivo da extração e evidenciação das ideias mais importantes para essa finalidade. Ao mesmo tempo, esse objetivo, formar humanamente o educando para que se torne ajuizado, prudente e feliz, é compreendido como o objetivo principal da obra aqui eleita para o aprofundamento. O estudo e a produção aqui materializados partem desses conceitos para se debruçar, ao cabo, no que pensamos ser os componentes mais importantes para a teleologia em questão. Para isso, não hesitamos em lançar mão da contribuição das obras complementares e de terceiros sobre o pensamento rousseauniano, o que, pensamos, secundou a ampliação da compreensão e da perspectiva a respeito da formação humana na obra de Jean-Jacques Rousseau
     
    Abstract: This work has as its main objective the identification and understanding of the elements verified as formators of the ethical-pedagogical basis in Emile, or On Education by Jean-Jacques Rousseau. Throughout the work, certain conceptions of the author are recurrent and form the fulcrum of his educational procedure. From a method of reading and study that seeks to identify what would be most fundamental for the formation of the virtuous individual and, precisely for this reason, the individual able to obtain happiness, this work presents extracts from the work in question and then comments on them with the objective of extracting and revealing the most important ideas for this purpose. At the same time, this goal, to humanly train the student to become judicious, prudent, and happy, is understood as the main objective of the work chosen here to deepen. The study and production embodied here depart from these concepts in order to look at what we think are the most important components of the teleology in question. For this we do not hesitate to make use of the contribution of complementary and third-party works on Rousseau's thought, which, we think, seconded the expansion of understanding and perspective on human formation in Jean-Jacques Rousseau’s work
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/99167
    Collections
    • Dissertações [197]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV