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    Validação de um simulador de endoscopia da coluna lombar : transferência de habilidades para a cirurgia real

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    R - T - ALYNSON LAROCCA KULCHESKI.pdf (2.447Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Kulcheski, Álynson Larocca
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Objetivo: Validar um simulador de endoscopia da coluna lombar através do método de transferência de habilidades para um procedimento cirúrgico real e analisar sua aceitação no ensino médico. Material e Método: Quarenta alunos de graduação em medicina foram randomizados em dois grupos: grupo intervenção, submetido a um treinamento no simulador sintético de endoscopia da coluna lombar, e grupo controle, que recebeu apenas orientações teóricas por vídeo. Após o treinamento, todos os indivíduos realizaram uma endoscopia diagnóstica supervisionada, cujas imagens externas e endoscópicas foram analisadas para avaliação de diversos parâmetros visuais de performance (tempo para realização, número de desvio de olhar para baixo, prevalência de perda de instrumento e número de intervenções do supervisor). A ferramenta de avaliação GOALS (Global Operative Assessment of Laparoscopic Skills) foi aplicada para mensuração objetiva, além de um questionário Likert, para avaliar as percepções dos participantes sobre sua aplicabilidade no ensino médico. Resultados: Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos para todas as variáveis objetivas analisadas, com melhor desempenho dos indivíduos submetidos ao treinamento simulado. Durante a endoscopia diagnóstica, o grupo intervenção apresentou tempo total 43,7% menor (p<0,001), 85,3% menos olhares abaixo (p<0,001), 75,9% menos intervenções pelo cirurgião responsável (p<0,001), redução de 93,3% no tempo de perda de instrumentos (p<0,001) e 91,2% menos tempo em perda total (p<0,001). No protocolo GOALS, o grupo intervenção obteve pontuações significativamente superiores, em todos os cinco domínios avaliados, bem como na pontuação total consolidada (p<0,001). O simulador foi amplamente aceito pelos participantes, com 100% dos alunos desejando que o treinamento fizesse parte do currículo médico, além de maior motivação no aprendizado por meio da prática simulada. Conclusão: O simulador sintético de endoscopia da coluna demonstrou validade por transferência, com redução de 93% na perda de instrumentais, 76% nas intervenções do supervisor, 43,7% no tempo operatório e desempenho triplicado no protocolo GOALS. O simulador demonstrou aceitação por 100% dos participantes e utilidade no ensino médico
     
    Abstract: Objective: To validate a lumbar spine endoscopy simulator through the skill transfer method for a real surgical procedure and analyze its acceptance in medical education Materials and Methods: Forty undergraduate medical students were randomized into two groups: the intervention group, which underwent training on a synthetic lumbar spine endoscopy simulator, and the control group, which received only theoretical video instruction. After training, all participants performed a supervised diagnostic endoscopy, during which external and endoscopic images were analyzed to assess various visual performance parameters (procedure completion time, number of downward glances, prevalence of instrument loss, and number of supervisor interventions). The GOALS (Global Operative Assessment of Laparoscopic Skills) tool was applied for objective measurement of acquired skills, along with a Likert-scale questionnaire, adapted for this study, to evaluate participants’ perceptions of the simulator and its applicability in medical education. Results: Statistically significant differences were found between the groups across all objective variables analyzed, with the intervention group demonstrating superior performance. During diagnostic endoscopy, the intervention group exhibited a 43.7% reduction in total procedure time (p<0.001), 85.3% fewer downward glances (p<0.001), 75.9% fewer supervisor interventions (p<0.001), a 93.3% reduction in instrument loss time (p<0.001), and 91.2% less total time spent on instrument loss (p<0.001). In the GOALS protocol, the intervention group achieved significantly higher scores across all five evaluated domains, as well as in the total consolidated score (p<0.001). The simulator was widely accepted by participants, with 100% of students expressing a desire for simulation-based training to be included in the medical curriculum, in addition to reporting increased motivation for learning through simulated practice. Conclusions: The synthetic spine endoscopy simulator demonstrated validity by transfer, with a 93% reduction in the loss of instruments, a 76% reduction in supervisor interventions, a 43.7% reduction in operative time, and tripled performance in the GOALS protocol. The simulator demonstrated acceptance by 100% of the participants and usefulness in medical education
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/99050
    Collections
    • Teses [133]

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