Gerador de formulários dinâmicos para a CPA
Resumo
Resumo : A avaliação institucional é uma atividade importante para a melhoria da qualidade dos processos acadêmicos e administrativos de uma organização de ensino, com esse objetivo uma das avaliações que possa ser aplicada é a autoavaliação, onde a própria instituição analisa seus processos através da coleta de dados como as opiniões dos envolvidos nos processos. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR) o órgão responsável por esse tipo de avaliação é a Comissão Própria de Avaliação (CPA) enfrenta desafios em coletar os dados para a avaliação de disciplinas e docentes por causa da baixa participação dos discentes nas avaliações, essa baixa adesão é causada pela dificuldade dos estudantes de acessar os formulários para a coleta. Assim a proposta deste trabalho é de desenvolver um sistema web com os objetivos de facilitar a criação dos formulários de forma dinâmica, o acesso a eles por parte dos discentes, além disso os estudantes podem gerar certificados de horas formativas ao participar das pesquisas. Para a construção do sistema foi divido em duas etapas, a primeira etapa relacionada ao levantamento de requisitos, a modelagem do sistema utilizando linguagem UML e a elaboração do documento do sistema. A segunda parte que envolve o desenvolvimento do sistema, para o front-end será utilizado o framework bootstrap com o intuito de adaptar o sistema para smartphones, o back-end será desenvolvido em PHP com o framework Laravel e para o armazenamento de dados será utilizado o PostgreSQL. Abstract : Institutional evaluation is a crucial activity for enhancing the quality of academic and administrative processes within educational organizations. One valuable approach to evaluation is self-assessment, where the institution itself analyzes its processes by collecting data, including opinions from those involved. At the Federal University of Paraná (UFPR), the Commission for Institutional Assessment (CPA) faces challenges in collecting data for assessing courses and faculty due to low student participation, often attributed to difficulty in accessing evaluation forms. This work proposes the development of a web-based system aiming to facilitate dynamic form creation, improve student access, and incentivize participation by offering formative hour certificates. The system development is divided into two stages: the first stage involves requirement gathering, system modeling using UML, and documentation; the second stage focuses on system development. The front-end utilizes the Bootstrap framework to ensure adaptability for smartphones, while the back-end is developed using PHP with the Laravel framework, and PostgreSQL is chosen for data storage