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dc.contributor.advisorRolkouski, Emerson, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorRibeiro, Ana Paulapt_BR
dc.date.accessioned2025-10-31T14:11:22Z
dc.date.available2025-10-31T14:11:22Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99038
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 16/09/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação tem como objetivo tecer compreensões sobre o processo de construção da Base Nacional Comum Curricular a partir da análise de seis pareceres encomendados pelo Ministério da Educação por ocasião da finalização da escrita da relativos a versões preliminares da BNCC, encomendados pelo Ministério da Educação. A partir da leitura desses pareceres foram criadas categorias de informações que se mostraram recorrentes e tecidas articulações entre os apontamentos realizados. As convergências entre os pareceres apontaram para questões envolvendo uma fragmentação do documento, rupturas teóricometodológicas, questionamentos acerca de concepção e conceitos apresentados; escrita genérica e elementos/ideias não contempladas. Para encaminhar esta análise, apresentamos um histórico de construção da BNCC, destacando os documentos que a justificam, as diferentes versões que compuseram essse processo, a estrutura do documento, em particular a seção referente à área de Matemática e finalmente o corpus de análise, ou seja, os pareceres precedidos de informações sobre os pareceristas. Após, apresentamos uma síntese do discurso produzido a partir dos pareceres analisados, seus apontamentos a respeito de fragilidades observadas nas primeiras versões da BNCC e o que efetivamente se alterou, ou permaneceu no documento finalpt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation aims to understand the process of building the Common National Curriculum Basis based on the analysis of six opinions commissioned by the Ministry of Education at the conclusion of the writing of preliminary versions of the BNCC, commissioned by the Ministry of Education. From the reading of these opinions were created categories of information that proved recurrent and woven articulations between the notes made. The convergences between the opinions pointed to issues involving a fragmentation of the document, theoretical and methodological ruptures, questions about conception and concepts presented; generic writing and noncontemplated elements / ideas. To present this analysis, we present a history of building the BNCC, highlighting the documents that justify it, the different versions that made up this process, the structure of the document, in particular the section referring to the area of Mathematics and finally the corpus of analysis, or that is, opinions preceded by information on the reviewers. After, we present a synthesis of the discourse produced from the analyzed opinions, their notes about weaknesses observed in the first versions of the BNCC and what actually changed, or remained in the final documentpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleDiálogos e não-diálogos entre pareceres e a BNCC - Matemáticapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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