• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Engenharias
    • Engenharia Automotiva
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Engenharias
    • Engenharia Automotiva
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Parâmetros de decisão da IA e atribuição de responsabilidade civil em acidentes de veículos autonomos : um estuo em contexto urbano brasileiro

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - DIEGO RODRIGO LOPES.pdf (2.485Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Lopes, Diego Rodrigo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente estudo à respeito da atribuição de responsabilidade civil no que tange possíveis acidentes com o uso de inteligência artificial em veículos autônomos evidencia a necessidade de um equilíbrio entre inovação e segurança jurídica. A responsabilidade tende a recair sobre fabricantes, dada a assimetria informacional e a tradição consumerista brasileira. A implementação das propostas facilitaria a integração segura dos veículos autônomos (VAs), potencializando a redução de acidentes, que hoje representam no Brasil 33 mil mortes/ano no Brasil, sem desincentivar o desenvolvimento tecnológico. Pesquisas futuras devem focar em explicabilidade algorítmica e testes contextualizados, garantindo que os parâmetros de decisão da IA alinhem-se aos valores jurídicos e éticos nacionais
     
    Abstract: The study of the civil responsibility attribution on accidents caused by artificial intelligence on autonomous vehicles highlights the need for a balance between innovation and legal certainty. Responsibility tends to fall on manufacturers, given the informational asymmetry and Brazil’s consumer protection tradition. Implementing the proposed measures would facilitate the safe integration of autonomous vehicles (AVs), potentially reducing accidents, that represents 33,000 deaths per year in Brazil, without discouraging technological development. Future research should focus on algorithmic explainability and context-specific testing, ensuring that AI decision-making parameters align with national legal and ethical values
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/99016
    Collections
    • Engenharia Automotiva [17]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV