| dc.contributor | Carniel, Gustavo Rocha | pt_BR |
| dc.contributor.advisor | Paula, Bruno Franca de | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Automotiva | pt_BR |
| dc.creator | Castro, Gabriel Aguiar de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-28T19:34:41Z | |
| dc.date.available | 2025-10-28T19:34:41Z | |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/99015 | |
| dc.description | Orientador: Prof. Dr. Bruno Franca de Paula | pt_BR |
| dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia Automotiva | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho investiga os impactos da fase L8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) sobre a acústica de veículos de passeio, comparando, de forma prática, um veículo homologado segundo L7 e outro segundo L8. Realizou-se levantamento bibliográfico e normativo, incluindo análise de Resolução CONAMA que institui L7 e L8, normas de medição de ruído de passagem (ISO 362-1:2015 e ECE R51-03) e literatura em NVH. Em ensaios controlados em pista, coletaram-se níveis de ruído em aceleração e pass-by noise para ambos os veículos, seguindo estritamente o método prescrito pela norma de medição de ruído de passagem. A análise comparativa busca evidenciar a redução prática de emissão sonora imposta pela L8 (2 dBA inferior para veículos de passeio) e discutir as soluções tecnológicas adotadas (isolamento, sistemas de exaustão e powertrain). Os resultados — a inserir posteriormente — permitirão validar se as medidas implementadas no veículo L8 alcançam os limites regulamentares com margens adequadas, além de avaliar impactos sobre desempenho e conforto. Espera-se contribuir com entendimento aplicado sobre como a regulamentação ambiental direciona a evolução tecnológica em NVH na indústria automotiva nacional | pt_BR |
| dc.description.abstract | Abstract: This study examines the effects of the Proconve L8 phase on passenger car acoustics by performing a practical comparison between a vehicle homologated under L7 and another under L8. A bibliographic and normative review was conducted, covering CONAMA resolutions establishing L7 and L8, pass-by noise measurement standards (ISO 362-1:2015 and ECE R51-03) and NVH literature. Controlled track tests were executed to collect acceleration and pass-by noise levels for both vehicles, strictly following the pass-by noise measurement procedure. The comparative analysis aims to demonstrate the practical noise reduction mandated by L8 (2 dBA lower for passenger vehicles) and to discuss the technological solutions adopted (insulation, exhaust systems and powertrain). The forthcoming results will enable validation of whether the L8 vehicle measures meet regulatory limits with adequate margins and assess impacts on performance and comfort. This work intends to contribute an applied understanding of how environmental regulation guides technological evolution in NVH within the national automotive industry | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Veiculos a motor - Efeito da poluição do ar | pt_BR |
| dc.subject | Transportes - Ruído | pt_BR |
| dc.subject | Poluição sonora | pt_BR |
| dc.title | Impactos da regulamentação proconve L8 na acústica veicular (NVH) e novas soluções tecnológicas | pt_BR |
| dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |