• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Engenharias
    • Engenharia Automotiva
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Engenharias
    • Engenharia Automotiva
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Impactos da regulamentação proconve L8 na acústica veicular (NVH) e novas soluções tecnológicas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - GABRIEL AGUIAR DE CASTRO.pdf (1023.Kb)
    Data
    2025
    Autor
    Castro, Gabriel Aguiar de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho investiga os impactos da fase L8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) sobre a acústica de veículos de passeio, comparando, de forma prática, um veículo homologado segundo L7 e outro segundo L8. Realizou-se levantamento bibliográfico e normativo, incluindo análise de Resolução CONAMA que institui L7 e L8, normas de medição de ruído de passagem (ISO 362-1:2015 e ECE R51-03) e literatura em NVH. Em ensaios controlados em pista, coletaram-se níveis de ruído em aceleração e pass-by noise para ambos os veículos, seguindo estritamente o método prescrito pela norma de medição de ruído de passagem. A análise comparativa busca evidenciar a redução prática de emissão sonora imposta pela L8 (2 dBA inferior para veículos de passeio) e discutir as soluções tecnológicas adotadas (isolamento, sistemas de exaustão e powertrain). Os resultados — a inserir posteriormente — permitirão validar se as medidas implementadas no veículo L8 alcançam os limites regulamentares com margens adequadas, além de avaliar impactos sobre desempenho e conforto. Espera-se contribuir com entendimento aplicado sobre como a regulamentação ambiental direciona a evolução tecnológica em NVH na indústria automotiva nacional
     
    Abstract: This study examines the effects of the Proconve L8 phase on passenger car acoustics by performing a practical comparison between a vehicle homologated under L7 and another under L8. A bibliographic and normative review was conducted, covering CONAMA resolutions establishing L7 and L8, pass-by noise measurement standards (ISO 362-1:2015 and ECE R51-03) and NVH literature. Controlled track tests were executed to collect acceleration and pass-by noise levels for both vehicles, strictly following the pass-by noise measurement procedure. The comparative analysis aims to demonstrate the practical noise reduction mandated by L8 (2 dBA lower for passenger vehicles) and to discuss the technological solutions adopted (insulation, exhaust systems and powertrain). The forthcoming results will enable validation of whether the L8 vehicle measures meet regulatory limits with adequate margins and assess impacts on performance and comfort. This work intends to contribute an applied understanding of how environmental regulation guides technological evolution in NVH within the national automotive industry
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/99015
    Collections
    • Engenharia Automotiva [17]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV