Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Natália Gomes dos, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherConto, Luana de, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Linguagem e Comunicaçãopt_BR
dc.creatorSilva, Iasmyn Franciele Cavalcante Pereira dapt_BR
dc.date.accessioned2025-10-07T18:55:31Z
dc.date.available2025-10-07T18:55:31Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98735
dc.descriptionOrientador: Natalia Gomes dos Santospt_BR
dc.descriptionCoorientador: Luana de Contopt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Linguagem e Comunicaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo explora os desafios enfrentados pelas professoras negras no Brasil, com foco em suas trajetórias acadêmicas e profissionais, atuantes nas instituições de ensino no Paraná. A pesquisa é sustentada por conceitos de Escrevivência, Racismo Estrutural, Institucional e Cotidiano, conforme teorizados por Conceição Evaristo e Grada Kilomba. A partir das experiências de duas professoras negras; uma docente universitária e outra da rede pública estadual, evidencia as barreiras que o racismo impõe desde o processo de formação até a atuação. Os dados foram encontrados por meio de um levantamento bibliográfico, com foco em uma participação durante um programa de extensão de linha editorial antirracista, realizado com um roteiro semiestruturado. Oferece uma perspectiva crítica sobre a urgência de políticas públicas que visibilize metodologias antirracistas na educação. A análise revela a necessidade de ações que viabilizem a representatividade negra e desenvolva de uma forma eficiente de letramento racial, contribuindo para um ambiente escolar menos racista e consequentemente uma sociedade mais crítica e conscientept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessoras negraspt_BR
dc.subjectRacismo estruturalpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.titleMulheres negras na educação brasileira : desafios enfrentados nas trajetórias de docentes atuantes dopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples