Mulheres negras na educação brasileira : desafios enfrentados nas trajetórias de docentes atuantes do
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Data
2024Autor
Silva, Iasmyn Franciele Cavalcante Pereira da
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Resumo : Este artigo explora os desafios enfrentados pelas professoras negras no Brasil, com foco em suas trajetórias acadêmicas e profissionais, atuantes nas instituições de ensino no Paraná. A pesquisa é sustentada por conceitos de Escrevivência, Racismo Estrutural, Institucional e Cotidiano, conforme teorizados por Conceição Evaristo e Grada Kilomba. A partir das experiências de duas professoras negras; uma docente universitária e outra da rede pública estadual, evidencia as barreiras que o racismo impõe desde o processo de formação até a atuação. Os dados foram encontrados por meio de um levantamento bibliográfico, com foco em uma participação durante um programa de extensão de linha editorial antirracista, realizado com um roteiro semiestruturado. Oferece uma perspectiva crítica sobre a urgência de políticas públicas que visibilize metodologias antirracistas na educação. A análise revela a necessidade de ações que viabilizem a representatividade negra e desenvolva de uma forma eficiente de letramento racial, contribuindo para um ambiente escolar menos racista e consequentemente uma sociedade mais crítica e consciente