A visita de Marie Curie ao Brasil na perspectiva da popularização da ciência
Resumo
Resumo: Marie Sklodowska Curie (1867-1934) foi uma das cientistas mais notáveis da história da ciência e uma das figuras mais influentes e inspiradoras do século XX, tornando se uma personalidade de referência para diversas gerações de mulheres. Em 1926, a cientista esteve no Brasil para a realização de uma série de conferências sobre temas centrais de suas pesquisas, como a descoberta do rádio e os estudos sobre a radioatividade. Sua presença despertou grande interesse da imprensa brasileira, que dedicou amplo espaço para a cobertura. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as notícias publicadas em 1926 sobre a visita, buscando identificar aspectos relacionados às finalidades da popularização da ciência, bem como outros conteúdos divulgados sobre a cientista. A partir dos fundamentos da pesquisa documental, os periódicos que publicaram notícias sobre a visita de Marie compuseram os dados do estudo, e o processo de sistematização foi orientado pela Análise Categorial. O levantamento de dados foi realizado na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, onde foram localizados 47 periódicos de 14 Estados Brasileiros, totalizando 747 notícias sobre a vinda de Marie Curie ao Brasil. Para compor o corpus de análise, foram selecionados os periódicos O Paiz, Correio Paulistano, Jornal do Recife, O Dia, A Federação, Diário da Manhã, Jornal do Commercio, Folha do Povo, O Estado, Única – Revista Feminina, Alto Madeira, A Ordem, A Imprensa e o Lar Catholico. Os objetivos da popularização da ciência que compuseram as categorias de análise e frequência dos conteúdos em cada categoria foram: promover a melhoria e maior atualização/modernização do ensino das ciências em todos os níveis de ensino, com ênfase nas ações e atividades que valorizem e estimulem a criatividade, a experimentação e a interdisciplinaridade – 19,12%; aumentar a autoestima dos brasileiros neste domínio com uma justa apreciação das contribuições de indivíduos, instituições e empresas nacionais – 1,89%; estimular o uso e a difusão da CT em ações de inclusão social e redução das desigualdades – 5,69%; promover ações que estimulem o aumento da participação na CT de jovens de todos os segmentos – 9,19%; estimular que as atividades de PCT não se restrinjam às áreas de ciências exatas e naturais, mas que incorporem também as ciências sociais e humanas – 3,94%; promover interação entre ciência, a cultura e a arte, com maior aproximação da CT ao cotidiano das pessoas e valorizando os aspectos culturais e humanísticos da ciência – 6%; promover o respeito ao meio ambiente e à diversidade regional e cultural e o reconhecimento de conhecimentos populares e tradicionais – 4,67%; estimular e promover maior participação popular nas questões gerais de CT – 7,15%; articular a relação da ciência com pessoas influentes e instituições, como também a relação entre ciência e política e as relações diplomáticas das ciências – 25%; promover a circulação da ciência em diferentes territórios – 17,22%. Embora grande parte da cobertura se concentrou em anunciar compromissos sociais e relações políticas da visita, também foram divulgados diversos assuntos científicos e sociais, evidenciando contribuições para o Ensino de Ciências ao fornecer elementos que possibilitam a compreensão da ciência como uma construção social, histórica e cultural Abstract: Marie Sklodowska Curie (1867–1934) was one of the most remarkable scientists in the history of science and one of the most influential and inspiring figures of the 20th century, becoming a role model for generations of women. In 1926, the scientist visited Brazil to deliver a series of lectures on central themes of her research, such as the discovery of radium and studies on radioactivity. Her presence aroused great interest from the Brazilian press, which dedicated extensive coverage to the event. This research aims to analyze the news articles published in 1926 about her visit, seeking to identify aspects related to the purposes of science popularization, as well as other content disseminated about the scientist. Based on the principles of documentary research, the periodicals that published news about Marie’s visit formed the data for the study, and the systematization process was guided by Categorical Analysis. Data collection was carried out at the Hemeroteca Digital of the Biblioteca Nacional, where 47 periodicals from 14 Brazilian states were located, totaling 747 news articles about Marie Curie’s visit to Brazil. To compose the corpus of analysis, the following periodicals were selected: O Paiz, Correio Paulistano, Jornal do Recife, O Dia, A Federação, Diário da Manhã, Jornal do Commercio, Folha do Povo, O Estado, Única – Revista Feminina, Alto Madeira, A Ordem, A Imprensa, and Lar Catholico. The objectives of science popularization that formed the categories of analysis, along with the frequency of content in each category, were: to promote the improvement and modernization of science education at all levels, with an emphasis on actions and activities that value and encourage creativity, experimentation, and interdisciplinarity – 19.12%; to raise the self-esteem of Brazilians in this field through fair appreciation of the contributions of national individuals, institutions, and companies – 1.89%; to encourage the use and dissemination of S&T in actions aimed at social inclusion and reducing inequalities – 5.69%; to promote actions that encourage greater participation in S&T by young people from all social backgrounds – 9.19%; to encourage S&T activities not to be restricted to the exact and natural sciences but to also incorporate the social and human sciences – 3.94%; to promote interaction between science, culture, and art, bringing S&T closer to people’s daily lives and valuing the cultural and humanistic aspects of science – 6%; to promote respect for the environment, regional and cultural diversity, and the recognition of popular and traditional knowledge – 4.67%; to encourage and promote greater public participation in general S&T issues – 7.15%; to articulate the relationship between science and influential people and institutions, as well as the relationship between science and politics and the diplomatic relations of science – 25%; to promote the circulation of science in different territories – 17.22%. Although much of the coverage focused on announcing the social commitments and political relations of the visit, several scientific and social topics were also reported, evidencing contributions to science education and providing elements that allow for the understanding of science as a social, historical, and cultural construction
Collections
- Dissertações [244]