dc.contributor.advisor | Taher, Dhyogo Miléo | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica em Energias Naturais Renováveis | pt_BR |
dc.creator | Esteves, Rodrigo Albertini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-07T13:31:34Z | |
dc.date.available | 2025-10-07T13:31:34Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/98706 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Dhyogo Miléo Taher | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica em Energias Naturais Renováveis | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esse trabalho discute a importância de veículos híbridos e elétricos no contexto de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). O objetivo foi analisar a eficiência ambiental dos veículos híbridos movidos a etanol, comparando-os com veículos elétricos. Utilizou-se a revisão bibliométrica de publicações dos últimos dez anos, abordando temas como o impacto ambiental, o ciclo de vida das baterias, e as perspectivas futuras para a adoção de veículos sustentáveis no Brasil. Foi evidenciado que, embora os veículos elétricos sejam promissores na redução das emissões durante a operação, sua produção, especialmente no que tange às baterias de íon- lítio, ainda apresenta importantes desafios ambientais. Em contrapartida, o etanol, devido à sua produção a partir de fontes renováveis como a cana-de-açúcar, destaca- se como uma alternativa viável para motores híbridos no Brasil, aproveitando a infraestrutura já existente e contribuindo para uma matriz energética mais sustentável. Por fim, discute-se a importância das políticas públicas, os desafios de infraestrutura para veículos elétricos, e as oportunidades para o Brasil na liderança do desenvolvimento de tecnologias híbridas que utilizam etanol | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This work discusses the importance of hybrid and electric vehicles in the context of reducing greenhouse gas (GHG) emissions. The objective was to analyze the environmental efficiency of ethanol-powered hybrid vehicles by comparing them with electric vehicles. A bibliometric review of publications from the last ten years was conducted, addressing topics such as environmental impact, battery life cycle, and future prospects for the adoption of sustainable vehicles in Brazil. It was shown that although electric vehicles are promising in reducing emissions during operation, their production, especially regarding lithium-ion batteries, still presents significant environmental challenges. In contrast, ethanol, due to its production from renewable sources like sugarcane, stands out as a viable alternative for hybrid engines in Brazil, leveraging existing infrastructure and contributing to a more sustainable energy matrix. Finally, the importance of public policies, infrastructure challenges for electric vehicles, and opportunities for Brazil to lead in the development of ethanol-based hybrid technologies are discussed | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Veículos movidos a combustíveis alternativos | pt_BR |
dc.subject | Álcool como combustível | pt_BR |
dc.title | Utilização de veículos híbridos movidos a etanol com foco na transição e eletrificação da frota | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |