Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFonseca, Marcos Wagner da, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Cooperativaspt_BR
dc.creatorMartins, Talita Maria Santospt_BR
dc.date.accessioned2025-10-02T19:49:04Z
dc.date.available2025-10-02T19:49:04Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98668
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcos Wagner da Fonsecapt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Cooperativaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo analisar de que forma a educação financeira pode ser utilizada como estratégia para reduzir a inadimplência entre os cooperados do Sicoob Metropolitano. A pesquisa parte do diagnóstico de que uma parcela significativa dos associados enfrenta dificuldades financeiras, muitas vezes agravadas pela ausência de conhecimento sobre gestão de finanças pessoais. A partir da análise de dados internos da cooperativa e da avaliação de iniciativas de educação financeira já implementadas, foi proposta uma solução técnica baseada em ações corretivas e preventivas, com foco na orientação financeira dos cooperados inadimplentes e naqueles com perfil de risco. A proposta inclui capacitação de equipes, criação de trilhas educativas e monitoramento contínuo de indicadores como INAD 15 e INAD 90. Os resultados esperados envolvem a redução da inadimplência, a melhora na saúde financeira dos cooperados e o fortalecimento do vínculo entre a cooperativa e seus associados. O estudo conclui que a educação financeira é uma ferramenta eficaz e necessária para promover sustentabilidade institucional e inclusão financeira. Recomenda-se o acompanhamento dos resultados e a ampliação das ações educativas como forma de assegurar os impactos positivos da iniciativapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to analyze how financial education can be used as a strategy to reduce delinquency among members of the Sicoob Metropolitano credit cooperative. The research is based on the diagnosis that a significant portion of the cooperative’s members face financial difficulties, often worsened by a lack of knowledge about personal finance management. Based on internal cooperative data and the evaluation of existing financial education initiatives, a technical solution was proposed, focused on both corrective and preventive actions. These include financial guidance for delinquent members and those at risk, team training, educational programs, and continuous monitoring of indicators such as INAD 15 and INAD 90. The expected outcomes include a decrease in delinquency rates, improved financial health of members, and a stronger relationship between the cooperative and its members. The study concludes that financial education is an effective and essential tool for promoting institutional sustainability and financial inclusion. It is recommended that results be continuously monitored and educational actions expanded to ensure long-term positive impactspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCooperativas de consumopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectCooperativismopt_BR
dc.titleEducação financeira como estratégia de redução da inadimplência : um estudo aplicado ao Sicoob Metropolitanopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples