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dc.contributor.advisorMartins, Tomás Sparano, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Cooperativaspt_BR
dc.creatorDelai, Marina Palazzopt_BR
dc.date.accessioned2025-09-29T20:20:20Z
dc.date.available2025-09-29T20:20:20Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98621
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Tomas S. Martinspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Cooperativaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo do presente trabalho é desenvolver um plano de comunicação estratégica e direcionada entre cooperativa e cooperado, permeando também entre os colaboradores, a fim de fortalecer a cultura e a identidade cooperativista dos personagens citados. Esse plano de comunicação será traçado a partir de uma pesquisa feita diretamente com os cooperados, novos e antigos, para entender qual a forma mais assertiva de levar informações até ele. Um cooperado bem-informado e um canal de comunicação efetivo irá resultar em maior fidelização, senso de pertencimento e engajamento dos cooperados e consequentemente dos colaboradores, que terão orgulho em vestir a camisa e propriedade para "vender" a cooperativa. A proposta consiste na definição de personas com base em indicadores e dados que já constam no sistema e da aplicação direta da pesquisa. Os resultados, após mapeados, darão condições da criação e implantação de planos de comunicação segmentados conforme perfil e preferência. Os resultados esperados a partir dessa implantação estão relacionados com a transparência, efetividade na divulgação de produtos e serviços, senso de pertencimento, assertividade na comunicação e maior participação dos cooperados, tornando-os verdadeiros protagonistas em todo o processo e dia a dia da cooperativapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study highlighted the importance of strategic and targeted communication as an essential tool for strengthening the cooperative culture and identity in the relationship between the cooperative, its members, and employees. Through the definition of personas and the application of surveys among these audiences, it becomes possible to understand communication preferences and, therefore, to develop more segmented and effective communication plans. By implementing this model, the cooperative is expected not only to improve the effectiveness of information dissemination but also to strengthen the sense of belonging, increase member loyalty, and encourage their active participation. Furthermore, better-prepared and more engaged employees tend to become promoters of the cooperative culture, further reinforcing the connection with members. It can be concluded, therefore, that investing in segmented, data-driven communication is a viable and necessary strategy to transform members into protagonists of the process, fostering a closer, more transparent relationship that is aligned with the principles of cooperativismpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCooperativas de crédito - Brasilpt_BR
dc.subjectClientes - Fidelizaçãopt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.titleComunicação estratégica e direcionadapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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