Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Patrícia Barbosa, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorBindo, Milena Soarespt_BR
dc.date.accessioned2025-09-26T00:06:44Z
dc.date.available2025-09-26T00:06:44Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98557
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereirapt_BR
dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A indústria de cosméticos cresce a cada dia em conjunto com a procura por produtos que sejam mais ambientalmente corretos. A crise ambiental exacerbada e a retirada de recursos de forma não sustentável vêm possibilitando o aumento da discussão acerca do consumo verde, que busca responsabilizar, também, os/as consumidores/as pelo combate dos problemas ambientais. Quem consome tais produtos se interessa, cada vez mais sobre os fabricantes e sobre as práticas ambientas de cada empresa. Por isso, a indústria está buscando se aproximar dessas características e mostrar para o/a consumidor/a que se importa com as questões ambientais. Assim, os termos sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável vêm sendo muito utilizados pelas marcas, apesar de ambos os conceitos estarem muito relacionados ao crescimento econômico, e a ideia de natureza como recurso, e pouco relacionados com o sentimento de nossa sociedade pertencente à. A partir disso, é necessário analisar se essas empresas possuem uma preocupação ambiental com ações práticas ou se esta vêm atrelada ao marketing verde e ao greenwashing. A partir do exposto, este trabalho se volta para a análise de marcas de cosméticos nacionais de forma a entender como a questão ambiental aparece em suas publicações e campanhas nas redes sociais. A pesquisa de abordagem qualitativa baseia-se na metodologia da Análise de Conteúdo. A pesquisa qualitativa se caracteriza pela descrição, em que os dados se constituem de palavras. A análise de conteúdo é uma técnica de investigação que busca descrever de forma objetiva e qualitativa o conteúdo de uma comunicação. A partir dessa metodologia foram elencadas algumas perguntas para serem analisadas nos sites e no Instagram de oito marcas de cosméticos nacionais escolhidas. Após a análise das marcas e as discussões acerca do observado, as empresas foram divididas em três grupos: Potencial, em Progresso e Limitador. As marcas elencadas em potencial são aquelas que possuem produtos e campanhas que visam combater a crise ambiental com ações práticas para isso. O grupo em progresso contém as marcas que possuem um potencial, mas precisam melhorar. E, por fim, o grupo limitador é aquele que não pontua um posicionamento sobre as atitudes da empresa quanto ao meio ambiente. Essa análise permitiu uma percepção de como cada marca prioriza formas diferentes de campanhas e como em cada uma a questão ambiental, quando inserida, aparece de formas diferentes. Todas as marcas analisadas se mostraram ser cruelty free e a grande maioria delas utiliza a sustentabilidade como pilar para tratar das questões ambientaispt_BR
dc.description.abstractAbstract : The cosmetics industry grows alongside the costumer search of eco-friendly products. The environmental crises and the non-sustainable exploration of resources opens a path to the discussion of green consumption - bringing accountability to the producer and the costumer. The person who buys these products are interested about the manufacturing process and environmental practices. With that said, the cosmetics industry is trying to leverage these characteristics and show to the costumer that cares for the matter. The words sustainability and sustainable development are being heavily used by the brands, even though the concepts are associated with economic growth and using the nature as its supplier and not associated with the feeling of our society. From this starting point it’s necessary to analyze if the companies are working with environmental consciousness and good practices and not just selling itself with green marketing and greenwashing. This monograph aims to the analysis of national cosmetic brands in a way to understand how the environmental practice show in the marketing campaigns and social media. This qualitative research characterize itself by the description of words, which the content analysis technique that aims to describe in an objective and qualitative way the brand communication. From this methodology, it was selected eight national brands that was analyzed based on their websites and Instagram pages, from this analysis the brands were categorized in 3 groups: Potential, In Progress and Limited. The brands grouped as Potential are the ones with products and campaigns that are working to put up against the environmental crisis. The In Progress group are the ones that had the potential but needs to get better on some aspects. The limited group is associated with the brands that are not well distinguished the actions related to the environment. This study created the perception of how each brand punctuate and prioritize the environmental matter in each campaign – when they do. All eight brands showed themselves as cruelty free and most of them has sustainability as pillar for environmental issuespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectSustentabilidade e meio ambientept_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.titleO mercado nacional de cosméticos e a sustentabilidade : uma análise do enfoque ambientalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples