Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTorres, Ricardo Lobato, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicaspt_BR
dc.creatorPaixão, Adrya Rayssa Chavespt_BR
dc.date.accessioned2025-09-23T17:09:17Z
dc.date.available2025-09-23T17:09:17Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98546
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ricardo Lobato Torrespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Defesa : Curitiba, 14/03/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo investiga o impacto da implementação da Ferrovia Norte-Sul (FNS) no desenvolvimento regional da Amazônia, uma área marcada por alta biodiversidade e recursos naturais valiosos, mas que enfrenta complexos desafios socioambientais, especialmente diante de abordagens predatórias de desenvolvimento. Em meio a esses desafios, o legado de grandes projetos na região deixou rastros de degradação ambiental, conflitos agrários e desrespeito aos direitos das populações tradicionais, gerando uma Amazônia marcada por forças políticas e econômicas contraditórias que definem as dinâmicas de desenvolvimento. Ao analisar a FNS sob uma perspectiva socioambiental, a pesquisa busca avaliar qual o papel de um megaprojeto no desenvolvimento regional. O trabalho baseia-se em revisões bibliográficas, análises documentais e levantamentos de dados estatísticos de fontes oficiais, incluindo estudos acadêmicos e técnicos sobre a FNS e outros grandes projetos de infraestrutura. Essa abordagem visa entender os impactos históricos e futuros da infraestrutura na Amazônia, examinando as desigualdades e dinâmicas regionais. Os resultados indicam que, embora a FNS tenha sido planejada para promover desenvolvimento e integração, seus benefícios são desigualmente distribuídos, favorecendo principalmente o agronegócio e grandes investidores. Esse cenário sugere um processo de elitização, no qual as comunidades menores e menos estruturadas têm acesso limitado aos benefícios, enfrentando, em contrapartida, os impactos negativos do projeto. Conclui-se que a Ferrovia Norte-Sul está longe de ser um vetor de desenvolvimento regional. Seus impactos tendem a aprofundar desigualdades e fragilizar ainda mais as dinâmicas socioambientais da Amazônia, reiterando padrões históricos de exploração e marginalização. Com isso, o estudo contribui para o debate sobre o desenvolvimento regional na Amazônia, ao destacar a necessidade de políticas públicas que atendam além dos interesses econômicos da regiãopt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study investigates the impact of the implementation of the North-South Railway (FNS) on the regional development of the Amazon, an area marked by high biodiversity and valuable natural resources, but which faces complex socio-environmental challenges, especially in the face of predatory development approaches. Amid these challenges, the legacy of large-scale projects in the region has left traces of environmental degradation, agrarian conflicts, and disrespect for the rights of traditional populations, generating an Amazon marked by contradictory political and economic forces that define development dynamics. By analyzing the FNS from a socio-environmental perspective, the research seeks to assess the role of a megaproject in regional development. The work is based on bibliographic reviews, documentary analyses, and surveys of statistical data from official sources, including academic and technical studies on the FNS and other large infrastructure projects. This approach aims to understand the historical and future impacts of infrastructure in the Amazon, examining regional inequalities and dynamics. The results indicate that, although the FNS was planned to promote development and integration, its benefits are unevenly distributed, mainly favoring agribusiness and large investors. This scenario suggests a process of elitization, in which smaller and less structured communities have limited access to the benefits, facing, in return, the negative impacts of the project. It is concluded that the North-South Railway is far from being a vector for regional development. Its impacts tend to deepen inequalities and further weaken the socio-environmental dynamics of the Amazon, reiterating historical patterns of exploitation and marginalization. With this, the study contributes to the debate on regional development in the Amazon, by highlighting the need for public policies that serve more than the economic interests of the regionpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectFerroviaspt_BR
dc.subjectPlanejamento regional - Brasilpt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.titleMegaprojetos e políticas públicas na Amazônia : o papel da Ferrovia Norte-Sul no desenvolvimento regionalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples