A comunicação no mundo cooperativista
Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho é desenvolver um plano de comunicação mais eficiente entre a cooperativa Sicoob Unicoob e seus cooperados, a fim de fortalecer o relacionamento e o sentimento de pertencimento. Essa proposta se faz necessária diante do desconhecimento de muitos cooperados sobre o modelo de negócio cooperativista e os princípios do cooperativismo, comportando-se assim como clientes tradicionais e não como donos do empreendimento. Este estudo buscou implantar estratégias de comunicação baseadas na personalização e identificação das personas, consultando as preferências dos cooperados sobre os canais mais adequados para cada perfil. Além disso, esse estudo também prevê a capacitação dos colaboradores para que possam atuar como promotores do modelo cooperativo e dos diferenciais competitivos. Com isso, o objetivo é estimular o sentimento de pertencimento, aumentar a fidelização, promover maior participação dos cooperados e alcançar mais sustentabilidade para a cooperativa Abstract: The objective of this study is to develop a more efficient communication plan between the Sicoob Unicoob cooperative and its members, in order to strengthen the relationship and foster a sense of belonging. This proposal is necessary due to the lack of knowledge many members have regarding the cooperative business model and the principles of cooperativism, often behaving like traditional clients rather than owners of the enterprise. This study aimed to implement communication strategies based on personalization and the identification of personas, taking into account members’ preferences regarding the most suitable communication channels for each profile. Additionally, the study includes the training of employees so they can act as promoters of the cooperative model and its competitive advantages. The goal is to enhance the sense of belonging, increase loyalty, encourage greater participation from members, and achieve greater sustainability for the cooperative