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dc.contributorFerraz, Vitor Curtept_BR
dc.contributor.advisorCamargo, Hertez Wendel dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica da Comunicaçãopt_BR
dc.creatorCampos, André Luis de Andradept_BR
dc.date.accessioned2025-09-17T18:35:43Z
dc.date.available2025-09-17T18:35:43Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98461
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Hertz Wendell de Camargopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica da Comunicaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo de caso investigou as principais matrizes de gestão e marketing utilizadas no ambiente corporativo, a Matriz SWOT, a Matriz BCG e os 4 Ps de Kotler e chegou a conclusão que embora essas ferramentas sejam amplamente aplicadas, apresentam falhas significativas, especialmente no que se refere à abordagem das dimensões emocionais e simbólicas das marcas. Tais aspectos são essenciais para a construção de uma identidade de marca eficaz e capaz de estabelecer uma conexão genuína com o consumidor no contexto atual. Diante dessa limitação, o estudo de caso apresenta a Matriz Mitomarcária do autor Hertz Wendel de Camargo como uma alternativa mais humanizada, que utiliza arquétipos e conceitos mitológicos para construir uma relação mais profunda e significativa entre as marcas e seu público. Seguindo essa proposta, a Matriz Mitomarcária foi aplicada à marca Vendizap, uma plataforma para e-commerce, com o intuito de mapear os arquétipos que refletem sua identidade emocional. A partir desse mapeamento, foi desenvolvido um manifesto de marca, com o objetivo de reforçar sua identidade emocional e criar uma narrativa que se alinhasse aos valores e necessidades do público-alvo. A aplicação dessa abordagem visou fortalecer o posicionamento da Vendizap no mercado, destacando-a como uma marca acessível, empática, inovadora e transformadorapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This case study investigated the main management and marketing frameworks used in the corporate environment—SWOT Matrix, BCG Matrix, and Kotler's 4 Ps—and concluded that although these tools are widely applied, they present significant shortcomings, especially regarding the emotional and symbolic dimensions of brands. These aspects are essential for building an effective brand identity capable of establishing a genuine connection with consumers in today's context. Given this limitation, the case study presents the Mitomarketing Matrix by Hertz Wendel de Camargo as a more humanized alternative, utilizing archetypes and mythological concepts to create a deeper and more meaningful relationship between brands and their audience. Following this approach, the Mitomarketing Matrix was applied to Vendizap, an e-commerce platform, to map the archetypes that reflect its emotional identity. Based on this mapping, a brand manifesto was developed to reinforce its emotional identity and create a narrative aligned with the values and needs of its target audience. The application of this approach aimed to strengthen Vendizap's market positioning, highlighting it as an accessible, empathetic, innovative, and transformative brandpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMarca registradapt_BR
dc.subjectArquetipopt_BR
dc.subjectBranding (Marketing)pt_BR
dc.titleAplicação da matriz mito marcária como estratégia de negócios para a marca Vendizappt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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