Gestão socioambiental como estratégia para a sustentabilidade empresarial : uma revisão integrativa
Visualizar/ Abrir
Data
2024Autor
Valbão, Fabiana Diana Urbano Nogueira Bastos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar como a gestão socioambiental pode ser integrada às estratégias empresariais para promover a sustentabilidade nas operações e melhorar o desempenho organizacional. A partir de uma revisão integrativa da literatura, foram analisados 14 estudos que abordam a relação entre práticas de gestão socioambiental e a sustentabilidade empresarial. Os resultados demonstraram que a adoção de práticas socioambientais nas empresas contribui para a redução de impactos ambientais, melhora a reputação organizacional e potencializa o desempenho financeiro. Além disso, a integração do tripé da sustentabilidade que equilibra as dimensões ambiental, social e econômica, é essencial para o sucesso a longo prazo das empresas, promovendo benefícios para todas as partes interessadas. Conclui-se que a gestão socioambiental, quando alinhada à governança corporativa e amparada por indicadores de sustentabilidade, pode ser uma estratégia eficaz para promover a sustentabilidade empresarial, garantindo a competitividade e a longevidade das organizações no mercado Abstract: The aim of this study was to analyze how socio-environmental management can be integrated into business strategies to promote sustainability in operations and improve organizational performance. Based on an integrative literature review, 14 studies were analyzed that address the relationship between socio-environmental management practices and corporate sustainability. The results showed that the adoption of socio environmental practices in companies contributes to reducing environmental impacts, improves organizational reputation and boosts financial performance. Furthermore, the integration of the sustainability tripod, which balances the environmental, social and economic dimensions, is essential for the long-term success of companies, promoting benefits for all stakeholders. The conclusion is that socio-environmental management, when aligned with corporate governance and supported by sustainability indicators, can be an effective strategy for promoting corporate sustainability, ensuring the competitiveness and longevity of organizations in the market. Keywords: Social and environmental management. Corporate sustainability. Organizational strategies. Socio-environmental responsibility
Collections
- MBA em gestão ambiental [436]