Impactos das plataformas de ensino na autonomia docente : o caso da Seed-PR
Resumo
Resumo: Este trabalho analisa os impactos da obrigatoriedade do uso de plataformas de ensino na autonomia do docente no ensino público estadual do Paraná, A pesquisa tem como objetivo principal analisar as implicações do uso de plataformas de ensino no trabalho docente. A investigação desenvolve-se por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, fundamentada em autores como Dermeval Saviani (2008, 2021, 2023), Paulo Freire (2020, 2023) e outros representantes da pedagogia histórico-crítica, além da análise de documentos oficiais da SEED-PR. O estudo está estruturado em três capítulos: o primeiro trata dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica e da concepção de autonomia docente; o segundo, discute as características, o funcionamento e a composição das plataformas de ensino utilizadas no estado do Paraná; e o terceiro analisa os aspectos legais e práticos da obrigatoriedade dessas ferramentas, destacando suas implicações para a prática pedagógica. A pesquisa também inclui uma análise com base em um ofício da SEED PR, que quantifica o tempo de uso das plataformas em relação à carga horária semanal, e uma entrevista com uma professora da rede estadual, utilizada como recurso complementar à análise documental, cuja finalidade é dar mais consistência às análises. Os resultados indicam que, embora as plataformas apresentem potencial para auxiliar o processo educativo, sua imposição compromete a autonomia do professor e reduzir o espaço para práticas pedagógicas críticas e emancipatórias Abstract: This work analyzes the impacts of the mandatory use of teaching platforms on teacher autonomy in the state public education of Paraná. The main objective of the research is to analyze the implications of using teaching platforms on teaching work. The investigation is developed through a qualitative approach, of a bibliographical and documentary nature, based on authors such as Dermeval Saviani (2008, 2021, 2023), Paulo Freire (2020, 2023), and other representatives of historical-critical pedagogy, in addition to the analysis of official documents from SEED-PR. The study is structured into three chapters: the first discusses the foundations of historical-critical pedagogy and the conception of teacher autonomy; the second discusses the characteristics, functioning, and composition of the teaching platforms used in the state of Paraná; and the third analyzes the legal and practical aspects of the mandatory use of these tools, highlighting their implications for pedagogical practice. The research also includes an analysis based on an official document from SEED-PR, which quantifies the usage time of the platforms in relation to the weekly workload, and an interview with a teacher from the state network, used as a complementary resource to the documentary analysis, whose purpose is to provide more consistency to the analyses. The results indicate that, although the platforms have the potential to assist the educational process, their imposition compromises the autonomy of the teacher and reduces the space for critical and emancipatory pedagogical practices