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dc.contributor.advisorBelini, Ugopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Ambientalpt_BR
dc.creatorSouto, Aline Rafaela Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2025-08-28T12:58:10Z
dc.date.available2025-08-28T12:58:10Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98158
dc.descriptionOrientador: Prof. Pós Dr. Ugo Leandro Belinipt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Ambientalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Com a evolução da economia mundial, diversas transformações econômicas, políticas, sociais e culturais ocorreram. Isso gerou novas discussões sobre o comportamento ético, sustentável e socialmente responsável das empresas. A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) destaca-se como um conceito fundamental, onde as empresas não buscam apenas lucro, mas também o bem estar social e ambiental. A RSE evoluiu desde o início do século XX, passando de uma visão filantrópica para uma abordagem integrada e estratégica nos negócios, focando em ética, transparência e impacto positivo nas comunidades. Com o surgimento e evolução do conceito de RSE, discute-se a relação entre o termo e o desenvolvimento sustentável, e como as empresas contribuem para um desenvolvimento mais justo e equilibrado ao adotarem a RSE. A análise dos casos de responsabilidade social das empresas Natura, Suzano, Klabin e O Boticário revela um compromisso significativo com o desenvolvimento sustentável e a melhoria social das comunidades onde atuam. Portanto, a partir do conceito de RSE e das empresas estudadas nesta pesquisa, a RSE deve ser vista como um compromisso e um instrumento que deve ser incorporado pelas empresas para promover mudanças positivas na sociedade e um melhor posicionamento para enfrentar desafios do mercadopt_BR
dc.description.abstractAbstract: With the evolution of the world economy, several economic, political, social and cultural transformations. This generated new discussions about the ethical, sustainable and socially responsible behavior of companies. Corporate Social Responsibility (CSR) stands out as a fundamental concept, where companies not only seek profit, but also social and environmental well-being. CSR has evolved since the beginning of the 20th century, moving from a philanthropic vision to an integrated and strategic approach to business, focusing on ethics, transparency and positive impact on communities. With the emergence and evolution of the concept of CSR, we discuss the relationship between the term and sustainable development, and how companies contribute to fairer and more balanced development when adopting CSR. An analysis of the social responsibility cases of the companies Natura, Suzano, Klabin and O Boticário reveals a significant commitment to sustainable development and social improvement in the communities where they operate. Therefore, based on the concept of CSR and scientific companies in this research, CSR must be seen as a commitment and an instrument that must be incorporated by companies to promote positive changes in society and a better positioning to face market challengespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectBem-estar socialpt_BR
dc.titleResponsabilidade social empresarial (RSE) : desenvolvimento empresarial e o bem-estar da comunidadept_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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