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    Espaços públicos instagramáveis : o discurso fotográfico como instrumento do marketing urbano no município de Curitiba/PR

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    R - D - SARA CRISTINA DA SILVA.pdf (56.67Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Silva, Sara Cristina da
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Vive-se uma revolução na forma como os indivíduos interagem e se relacionam, entre si e com o mundo que habitam. A ascensão da era virtual e das redes sociais digitais têm moldado não apenas a comunicação, mas também a estrutura social, a percepção de identidade, as dinâmicas interpessoais e a maneira de perceber e construir o espaço. No epicentro dessa revolução encontra-se a proliferação de plataformas digitais que transcendem barreiras geográficas e temporais, conectando indivíduos de maneira sem precedentes. Facebook, Instagram, Twitter e outras redes sociais se tornaram palcos virtuais onde vidas cotidianas são compartilhadas, as opiniões são expressas e conexões são forjadas. Neste contexto, onde a vida encontrou um outro ambiente para acontecer, não bastou levar a este novo espaço as relações sociais, foi necessário levar também o espaço público e a paisagem urbana. Coube à sociedade adaptar-se ao ambiente online e enquadrar em posts seus relacionamentos, suas casas, suas refeições, atividades e trabalhos. Transformar em instagramável o mundo no qual vive. Este trabalho busca entender como a sociedade leva para as redes sociais digitais os espaços públicos e como a cidade é reconstruída/percebida neste contexto, tendo como estudo de caso a cidade de Curitiba, capital do Paraná. Busca se compreender como estes espaços urbanos reverberam no Instagram e como a gestão pública atua fomentando e aproveitando-se do instagramável, mas também como o discurso institucional condiciona o olhar do observador sobre a cidade. Esta pesquisa baseia-se, do ponto de vista metodológico, na abordagem netnográfica, em que o estudo empírico desenvolve-se no ambiente online, procurando compreender como os espaços públicos urbanos se reconstroem neste novo ambiente e como o Marketing Urbano colabora neste processo. Para isto, analisou-se as publicações onde o espaço público aparece, seja como protagonista, seja como coadjuvante, em perfis abertos no Instagram, por meio de hashtags específicas, bem como no perfil oficial da Prefeitura de Curitiba. A análise, evidenciou que a população reproduz em seus registros fotográficos um discurso institucional enunciado pela gestão pública municipal desde a década de 1970, ainda que inconscientemente. Neste cenário, a população atua como agente público que trabalha na construção e fortalecimento da imagem da cidade de Curitiba
     
    Abstract: We are experiencing a revolution in the way individuals interact and relate, both to each other and to the world they inhabit. The rise of the virtual age and digital social networks has shaped not only communication, but also social structure, the perception of identity, interpersonal dynamics, and the way we perceive and construct space. At the epicenter of this revolution lies the proliferation of digital platforms that transcend geographic and temporal barriers, connecting individuals in unprecedented ways. Facebook, Instagram, Twitter, and other social networks have become virtual stages where daily lives are shared, opinions are expressed, and connections are forged. In this context, where life has found a new environment to unfold, it was not enough to simply bring social relationships to this new space; it was also necessary to bring public space and the urban landscape. Society had to adapt to the online environment and frame its relationships, homes, meals, activities, and work in posts. Transforming the world in which it lives into an Instagrammable one. This study seeks to understand how society takes public spaces to digital social networks and how the city is reconstructed/perceived in this context, using the city of Curitiba, capital of Paraná, as a case study. The aim is to understand how these urban spaces reverberate on Instagram and how public management acts by fostering and taking advantage of the Instagrammable, but also how institutional discourse conditions the observer's view of the city. From a methodological point of view, this research is based on the netnographic approach, in which the empirical study is developed in the online environment, seeking to understand how urban public spaces are reconstructed in this new environment and how Urban Marketing collaborates in this process. To this end, we analyzed the publications where public space appears, either as a protagonist or as a supporting character, in open profiles on Instagram, through specific hashtags, as well as in the official profile of the City of Curitiba. The analysis showed that the population reproduces in its photographic records an institutional discourse enunciated by the municipal public administration since the 1970s, albeit unconsciously. In this scenario, the population acts as a public agent that works to build and strengthen the image of the city of Curitiba
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98153
    Collections
    • Dissertações [85]

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