| dc.contributor.advisor | Sousa, Pedro Henrique Toledo de Oliveira, 1995- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Estatística e Ciência de Dados | pt_BR |
| dc.creator | Aquino, Vinicius Gabriel de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-08-27T18:21:03Z | |
| dc.date.available | 2025-08-27T18:21:03Z | |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/98147 | |
| dc.description | Orientador: Prof. Dr. Pedro Henrique Toledo de Oliveira Sousa | pt_BR |
| dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Estatística | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : O presente estudou analisou o impacto causal da construção da Estação São Paulo-Morumbi no público do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, nos jogos mandados pelo São Paulo Futebol Clube durante o Campeonato Paulista entre 2015 e 2024. Foi feita uma revisão literária dos conflitos sociais acerca da construção de uma Estação de Metrô em uma das regiões mais nobres de São Paulo, além de um levantamento prévio acerca da literatura dos públicos nos estádios, bem como uma revisão sobre os métodos estatísticos utilizados. O estudo se valeu do método diferenças nas diferenças e concluiu que a construção da Estação teve um efeito causal positivo no público do Morumbi, possibilitando que nos últimos 5 anos cerca de 350 mil torcedores pudessem ter acessado o estádio | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Transporte urbano | pt_BR |
| dc.subject | Metrô | pt_BR |
| dc.subject | Estatística matemática | pt_BR |
| dc.subject | Estadios | pt_BR |
| dc.subject | São Paulo, Região Metropolitana de (SP) | pt_BR |
| dc.title | Métodos de inferência causal aplicados ao contexto de mobilidade urbana | pt_BR |
| dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |