dc.contributor.advisor | Ramos, Danilo, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.creator | Abe, Lina Assumi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-18T18:17:43Z | |
dc.date.available | 2025-08-18T18:17:43Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97997 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Danilo Ramos | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 16/04/2025 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Música | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A execução musical de alto nível envolve o aprendizado de informações e comportamentos complexos por meio de treinamentos específicos de longo prazo. A prática permite que corpo e cérebro do músico organize informações e amplie a capacidade de memorização, assim como refina a sincronização sensoriomotora gradualmente. Dois mecanismos estão envolvidos na execução musical: as representações mentais, que são padrões de informações armazenados na memória, e o pareamento rítmico, mecanismo de sincronização sensoriomotora. Ambos os mecanismos podem ser aperfeiçoados por meio do treinamento musical. Assim, o objetivo do presente estudo foi investigar a relação entre representações mentais e comportamentos expressivos na execução de levadas rítmicas brasileiras para piano solo. Para tanto, foi realizado um estudo multicaso com três pianistas e uma percussionista experts, em que os pensamentos e comportamentos foram gravados e analisados por meio da aplicação do protocolo think-aloud ou "pensar em voz alta" (Ericsson & Simon, 1993) e da análise de movimento de Laban (1978) para o aprendizado de uma nova peça musical. Os dados foram transcritos e submetidos a uma análise de conteúdo. Os estudos 1 e 2 foram realizados com pianistas experts para identificar os vários padrões musicais e suas organizações rítmicas. Os dados desses estudos conduziram ao estudo 3 com outro pianista expert para confirmar se as variáveis de interesse seriam similares no aprendizado de uma peça com maior nível de dificuldade rítmica. A partir da convergência dos dados obtidos nos três estudos com pianistas, foi realizado um quarto estudo com uma percussionista, com o intuito de se isolar as variáveis rítmicas para que a investigação do objetivo da pesquisa fosse alcançado. Os resultados gerais confirmaram a hipótese de que grande parte da expertise rítmica pode ser explicada pelo uso eficaz de representações mentais associado a comportamentos complexos, aprendidos culturalmente e relacionados com: (a) estrutura musical; (b) padrões rítmicos de diferentes gêneros musicais brasileiros e performers de referência; e (c) significado expressivo e comunicação por convenções idiomáticas. Uma outra parte desse tipo de expertise parece estar relacionada a diferenças individuais, como competência motora, preferências, traços de personalidade e criatividade. A organização e adaptação dos padrões de informações e movimentos rítmicos em novas peças musicais parecem ocorrer primeiramente no nível mental e em seguida no nível corporal. Por isso, os movimentos expressivos, além da função social de interação comunicativa, podem ter um papel de auto-organização das execuções musicais de alto nível. Os dados corroboram a Teoria Geral da Expertise no sentido de que os músicos experts têm inúmeros padrões rítmicos e métricos memorizados, que podem ser aplicados e executados espontaneamente em alta qualidade. Tratam-se de padrões associados a movimentos expressivos para manutenção da organização sensoriomotora e transmissão das intenções comunicativas e interativas | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: High-level musical execution involves learning complex information and behaviors through specific, long-term training. Practice allows the body and the brain of the musicians to organize information and expand their memorization capacity, as well as gradually refine sensorimotor synchronization. Two mechanisms are involved in musical performance: mental representations, which are patterns of information stored in memory, and rhythmic entrainment, a mechanism of sensorimotor synchronization. Both mechanisms can be improved through musical training. Thus, the purpose of this study was to investigate the relationship between mental representations and expressive behaviors in the performance of Brazilian rhythms for piano solo. A multi-case study was conducted with three expert pianists and one percussionist, in which thoughts and behaviors were recorded and analyzed through the application of the think-aloud protocol (Ericsson & Simon, 1993) and Laban Movement Analysis (Laban, 1978) for learning a new piece of music. The data were transcribed and subjected to content analysis. Studies 1 and 2 were conducted with expert pianists to identify the various musical patterns and their rhythmic organizations. The data from these studies led to study 3 with another expert pianist to confirm whether the variables of interest would be similar in learning of a piece with a higher level of rhythmic difficulty. Based on the convergence of the data obtained in the three studies with pianists, a fourth study was conducted with a percussionist, with the aim of isolating the rhythmic variables so that the investigation of the research purpose could be achieved. The general results confirmed the hypothesis that a large part of rhythmic expertise can be explained by the effective use of mental representations associated with complex and culturally learned behaviors related to: (a) musical structure; (b) rhythmic patterns from different Brazilian musical genres and reference performers; and (c) expressive meaning and communication through idiomatic conventions. Another part of this expertise seems to be related to individual differences, such as motor skills, preferences, personality traits, and creativity. The organization and adaptation of information patterns and rhythmic movements in new musical pieces seem to occur first at the mental level and then at the bodily level. Therefore, expressive movements, in addition to the social function of communicative interaction, may play a role in the self-organization of high-level musical performances. Our data corroborate the General Theory of Expertise, since expert musicians have numerous memorized rhythmic and metric patterns that can be applied and performed spontaneously with high quality. These patterns are associated with expressive movements for the maintenance of sensorimotor organization and the transmission of communicative and interactive intentions | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Música - Cognição | pt_BR |
dc.subject | Piano - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Metrica e ritmo musical | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.title | A relação entre representações mentais e movimentos expressivos para o desenvolvimento da expertise na prática de levadas rítmicas brasileiras para piano solo | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |