A expansão do nomadismo digital e o turismo
Resumo
Resumo : Nos primórdios da vida na Terra, seres primitivos, os ascendentes dos humanos, caminhavam longas distâncias em vias de melhores condições de sobrevivência. Pouco mais de sete milhões de anos depois, os europeus iniciavam movimentos migratórios em pró ao povoamento de novos continentes. Nota-se que a História da humanidade, apesar de sua indubitabilidade em dados momentos, é marcada por esse movimento físico e até mesmo insubstancial, por meio dos pensamentos e divagar, de busca pela descoberta do novo. Nesse contexto, em um mundo marcado pela Globalização e inovadoras tecnologias, surgem os nômades digitais, indivíduos que caracteristicamente mudam-se de um lugar a outro, não possuindo espaço fixo de estabelecimento, utilizando-se dos meios digitais para exercer a atividade profissional. Tal fenômeno é tangenciado pelo turismo, uma vez que o mesmo é um dos principais fatores de influência quanto a escolha de determinado local de estadia, bem como abarcador desse novo segmento de mercado. Assim, o presente Projeto se justifica pela atualidade e necessidade de mais estudos voltados a tal temática, principalmente no âmbito acadêmico turístico. Tratando do objetivo geral, o presente Projeto de Planejamento e Gestão de Turismo busca investigar como as vertentes nomadismo digital e turismo se relacionam, a partir de uma via recíproca de influências. A fim de atingir o mesmo, se utiliza dos seguintes objetivos específicos: a) Discutir a relação entre tendências e desenvolvimento turístico, com foco na transformação digital; b) Descrever a forma de comunicação virtual utilizados pelos nômades digitais, no âmbito da geração de influência de consumo em destinos turísticos; c) Entender os possíveis impactos e adaptações dos estabelecimentos turísticos frente aos nômades digitais; e d) Desenvolver, a partir de experiências pessoais de indivíduos nômades digitais, a possibilidade de trocas positivas no âmbito da temática. Para sua completude, o Projeto utilizou-se da pesquisa de caráter qualitativo, dividida em duas abordagens: descritiva e exploratória. A primeira se dá via pesquisa bibliográfica, que engloba uma breve análise histórica acerca do desenvolvimento do trabalho e do surgimento das novas tecnologias, bem como a relação do nomadismo digital com o turismo e lazer, além da sua abordagem como um elemento de tendência. A mesma é central quanto ao desenvolvimento do objetivo específico de descrição quanto aos instrumentos comunicacionais utilizados pelos nômades na geração de influência. Sob outro viés, a utilização da pesquisa de caráter exploratório se faz presente por meio da discussão acerca da temática como tendência turística, quanto às possíveis adaptações necessárias frente a estabelecimentos turísticos e em relação a geração de trocas enriquecedoras com nômades digitais, esta realizada por meio de um questionário de caráter qualitativo. Para embasar e fortalecer o alcance dos objetivos geral e específicos, foi desenvolvido um Projeto que consiste em uma plataforma digital interativa, responsável pela divulgação de informações pertinentes à esfera do nomadismo digital, bem como local que possibilita aos adotantes de tal modo de vida compartilhar suas vivências e experiências. Ademais, a mesma é responsável por ofertar produtos interessantes aos nômades, de elaboração própria e também vinculados à parcerias Abstract : In the early days of life on Earth, primitive beings, the ancestors of humans, walked long distances in search of better survival conditions. Just over seven million years later, Europeans began migrating to settle new continents. It can be seen that human history, despite its indubitability at certain times, is marked by this physical and even insubstantial movement, through thoughts and wanderings, in the search to discover the new. In this context, in a world marked by globalization and innovative technologies, digital nomads have emerged, individuals who characteristically move from one place to another, with no fixed place of establishment, using digital media to carry out their professional activities. This phenomenon is tangential to tourism, since it is one of the main factors influencing the choice of a particular place to stay, as well as encompassing this new market segment. This project is therefore justified by the current situation and the need for more studies on this subject, especially in the academic tourism field. With regard to the general objective, this Tourism Planning and Management Project seeks to investigate how digital nomadism and tourism are related, based on a reciprocal path of influences.In order to achieve this, the following specific objectives are used: a) To discuss the relationship between trends and tourism development, with a focus on digital transformation; b) To describe the form of virtual communication used by digital nomads, in the context of generating consumer influence in tourist destinations; c) To understand the possible impacts and adaptations of tourist establishments in the face of digital nomads; and d) To develop, from the personal experiences of digital nomads, the possibility of positive exchanges in the context of the theme. To complete the project, qualitative research was used, divided into two approaches: descriptive and exploratory. The first involves bibliographical research, which includes a brief historical analysis of the development of work and the emergence of new technologies, as well as the relationship between digital nomadism and tourism and leisure, and its approach as a trend element. This is central to the development of the specific objective of describing the communication tools used by nomads to generate influence. On the other hand, exploratory research was used to discuss the topic as a tourist trend, the possible adaptations needed in tourist establishments and the generation of enriching exchanges with digital nomads, which was carried out using a qualitative questionnaire. To support and strengthen the achievement of the general and specific objectives, a project was developed consisting of an interactive digital platform, responsible for disseminating information pertinent to the sphere of digital nomadism, as well as a place that enables adopters of this way of life to share their experiences. It is also responsible for offering interesting products to nomads, both of its own making and also linked to partnerships
Collections
- Turismo [326]