• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Turismo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Turismo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Potencial turístico dos eventos de esportes eletrônicos em Curitiba : proposta de captação para o turismo de E-sports

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    BRENDA THALITA SEIDE KLICH.pdf (1.132Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Klich, Brenda Thalita Seide
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho explora o potencial turístico dos eventos de esportes eletrônicos ("e-sports") para a cidade de Curitiba, propondo estratégias para sua consolidação como polo nacional desse segmento. A pesquisa parte do crescimento exponencial da indústria de e-sports, que movimenta bilhões de dólares anualmente e atrai milhões de espectadores no Brasil e no mundo. No país, a maioria dos grandes eventos ocorre na região Sudeste, especialmente em vista da infraestrutura disponível em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Diversificar a oferta de cidades-sede é uma potencial oportunidade de trazer benefícios econômicos e sociais a partir de iniciativas nesse meio. O estudo propõe Curitiba como uma alternativa estratégica, considerando sua infraestrutura pré-existente, o histórico de torneios de esportes eletrônicos no Brasil e a demanda crescente por atividades turísticas inovadoras. A metodologia inclui revisão de literatura sobre a relação entre turismo e eventos esportivos, análise de casos internacionais e nacionais, e avaliação de dados locais, como o fluxo turístico e o impacto econômico de eventos similares. O público majoritário desses torneios é jovem e conectado a uma cultura dos jogos eletrônicos, cada vez mais popular ao redor do mundo. Além disso, destaca-se a importância de estabelecer parcerias com órgãos públicos e patrocínios de iniciativas públicas, assim como investimentos na promoção e qualificação de serviços turísticos para fortalecer a atratividade do destino. O projeto de um torneio continental de esporte eletrônico, com base em estimativas financeiras de um evento semelhante, apresentou um retorno potencial de eventos de grande porte na cidade. Considerando receitas provenientes de bilheteria, patrocínios e impacto no turismo local, o retorno sobre o investimento (ROI) é extremamente positivo, demonstrando a viabilidade econômica do projeto e o potencial de Curitiba para esse nicho nos próximos anos. Conclui-se que a realização de eventos de e-sports na cidade pode gerar impactos positivos significativos, como a diversificação da oferta turística, o aumento do fluxo de visitantes periodicamente e a promoção da cidade como um destino moderno e inovador. Esse tipo de iniciativa não só contribui economicamente e socialmente na região, mas também consolida a imagem de Curitiba como referência em entretenimento digital e turismo inteligente no Brasil
     
    Abstract : This paper explores the tourism potential of electronic sports (e-sports) events for the city of Curitiba, proposing strategies for consolidating it as a national hub for this segment. The research is based on the exponential growth of the e-sports industry, which generates billions of dollars annually and attracts millions of spectators in Brazil and around the world. In the country, most major events take place in the Southeast region, especially due to the infrastructure available in cities like Rio de Janeiro and São Paulo. Diversifying the list of host cities is a potential opportunity to bring economic and social benefits through initiatives in this field. The study proposes Curitiba as a strategic alternative, considering its pre-existing infrastructure, the history of electronic sports tournaments in Brazil, and the growing demand for innovative tourist activities. The methodology includes a literature review on the relationship between tourism and sports events, analysis of international and national cases, and evaluation of local data, such as tourist flow and the economic impact of similar events. The majority audience of these tournaments is young and connected to the culture of electronic gaming, which is increasingly popular around the world. Moreover, it highlights the importance of establishing partnerships with public and private sector initiatives, as well as investments in promoting and improving tourism services to strengthen the destination’s attractiveness. The project of a continental e-sports tournament, based on financial estimates of a similar event, showed a potential return from large-scale events in the city. Considering revenues from ticket sales, sponsorships, and the impact on local tourism, the return on investment (ROI) is extremely positive, demonstrating the economic feasibility of the project and Curitiba’s potential for this niche in the coming years. It is concluded that holding e-sports events in the city could generate significant positive impacts, such as the diversification of tourism offerings, the increase in visitor flow periodically, and the promotion of the city as a modern and innovative destination. This type of initiative not only contributes economically and socially to the region but also strengthens Curitiba’s image as a reference for digital entertainment and smart tourism in Brazil
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97915
    Collections
    • Turismo [326]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV