A política pública REVITIS e o enoturismo no Paraná de 2019 a 2024
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Data
2024Autor
Fracaro, Allan Vinicius de Oliveira
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Resumo : O enoturismo, atividade de crescente importância econômica e cultural, encontra-se em desenvolvimento no Brasil, impulsionado por políticas públicas voltadas à vitivinicultura. Esta pesquisa avalia o impacto do Programa de Revitalização da Vitivinicultura Paranaense (REVITIS) no enoturismo local, destacando suas influências na consolidação de novos destinos no Paraná. O recorte temporal abrange o período de 2019, ano de criação do programa, até 2024. Com abordagem exploratória e descritiva, o estudo utilizou entrevistas semiestruturadas com especialistas e agentes vinculados ao REVITIS para analisar sua implementação no contexto turístico do estado. A investigação busca compreender como políticas públicas podem fomentar o desenvolvimento turístico em regiões vinícolas emergentes, contribuindo para o avanço do enoturismo no Paraná. Os resultados apontaram que esta fomentação tem sido realizada principalmente através de apoio financeiro às vinícolas, elaboração de eventos gastronômicos, capacitação profissional e elaboração de projetos que buscam expandir a experiência turística, apresentando as vinícolas como um ponto convidativo aos clientes Abstract : Wine tourism, an activity of growing economic and cultural importance, is developing in Brazil, driven by public policies aimed at viticulture. This research evaluates the impact of the Paraná Viticulture Revitalization Program (REVITIS) on local wine tourism, highlighting its influence on the consolidation of new destinations in Paraná. The time frame covers the period from 2019, the year the program was created, to 2024. With an exploratory and descriptive approach, the study used semi- structured interviews with experts and agents linked to REVITIS to analyze its implementation in the state's tourism context. The research seeks to understand how public policies can foster tourism development in emerging wine regions, contributing to the advancement of wine tourism in Paraná. The results showed that this promotion has been carried out mainly through financial support for wineries, the development of gastronomic events, professional training and the development of projects that seek to expand the tourist experience, presenting wineries as an inviting point for customers
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- Turismo [326]