A influência da música afro-caribenha no jazz latino paulistano (1990-2025)
Resumo
Resumo: A união de músicos de diversas nacionalidades - prioritariamente cubanos, portoriquenhos, dominicanos e norte-americanos - que ocorreu na cidade de Nova Iorque durante as décadas de 1960 e 1970, deu origem a um movimento musical que ficou internacionalmente conhecido como salsa. Essa música abrange o jazz latino e uma mistura de complexos genéricos originários de diferentes regiões do Caribe, sendo que Cuba é o local onde surgiram os gêneros seminais que constituem a base dessa corrente musical. O objetivo da presente pesquisa é o de descrever a influência que a música latina afro-caribenha exerceu na música popular brasileira na virada do milênio - em particular, na salsa e no jazz latino que se pratica na cidade de São Paulo - se essa influência realmente existiu, e se é cabível afirmar que de fato se formou um novo gênero musical que possa ser chamado de jazz latino paulistano. Associando esses acontecimentos ao princípio de que o Brasil sempre foi um grande consumidor de gêneros musicais dançantes, o trabalho aqui apresentado procura mostrar como a salsa e o jazz latino também podem vir a se tornar uma fonte geradora de emprego, renda, cultura e entretenimento para um grande público consumidor no Brasil. Escrito em caráter enciclopédico - não é uma monografia no sentido estrito da palavra - o discurso aqui apresentado tem como foco central toda a ampla influência afro-caribenha, de forma geral, na salsa e no jazz latino que é realizado na cidade de São Paulo, sendo que o conceito de clave é fundamental para toda a pesquisa. Embora exista uma relação intrínseca entre a música e sua respectiva forma de dança, a tese "A Influência da Música Afro-caribenha no Jazz Latino Paulistano" se propôs a fazer uma pesquisa restrita aos aspectos relacionados à área da "Etnomusicologia Dialógica" que constituem o espectro sonoro e social dessa música de origem afro-caribenha, para onde ela se expandiu, e se chegou, de fato, a influenciar a música paulistana de alguma forma. O método de pesquisa do presente trabalho realizou revisão bibliográfica, análise técnica musical, auto-etnografia, descrição etnográfica, e entrevistas semi-estruturadas, sendo que a elaboração estrutural contou com o suporte teórico oferecido por textos técnico-científicos de pesquisadores consagrados na área. É impossível incluir e analisar - em uma única pesquisa - todo o conteúdo existente em um campo de investigação com um espectro de possibilidades tão amplo, diversificado, e que ainda permanece em constante estado de transformação. No entanto, a grande contribuição que a presente tese pretendeu oferecer foi a de incluir o Brasil no mapa das investigações científicas a respeito de importantes correntes musicais já bastante difundidas pelo mundo, e praticamente sem nenhuma visibilidade, sem pesquisa, e sem reconhecimento no país: a música afro-caribenha e o jazz latino paulistano (se é que esse gênero realmente existe!). Esta tese de doutoramento se propõe a desenvolver uma continuidade da dissertação de mestrado "A música na Formação da Identidade na América Latina: O Universo Afro-brasileiro e Afro-cubano", (2000) do orientador do presente trabalho, Prof.Dr. Edwin Pitre-Vásquez. Abstract: The union of musicians of various nationalities - primarily Cubans, Puerto Ricans, Dominicans and Americans - that took place in New York City during the 1960s and 1970s, gave rise to a musical movement that became internationally known as Salsa. This music encompasses Latin jazz and a mixture of generic complexes originating from different regions of the Caribbean, with Cuba being the place where the seminal genres that form the basis of this musical movement emerged. The objective of this research is to describe the influence that Afro-Caribbean Latin music had on Brazilian popular music at the turn of the millennium - in particular, on salsa and latin jazz performed in the city of São Paulo - if this influence really existed, and if it is possible to state that a new musical genre was in fact formed that can be called São Paulo Latin jazz. By associating these events with the principle that Brazil has always been a major consumer of dance music genres, the work presented here seeks to show how salsa and latin jazz can also become a source of employment, income, culture and entertainment for a large consumer audience in Brazil. Written in an encyclopedic style - it is not a monograph in the strict sense of the word - the discourse presented here focuses on the broad Afro-Caribbean influence, in general, on salsa and latin jazz performed in the city of São Paulo, with the concept of clave being fundamental to the entire research. Although there is an intrinsic relationship between the music and its respective dance form, the thesis "The Influence o f Afro-Caribbean Music on Latin Jazz in São Paulo" proposed to conduct research restricted to aspects related to the area of "dialogical ethnomusicology" that constitute the sound and social spectrum of this music of Afro-Caribbean origin, to which it expanded and in fact came to influence São Paulo music in some way. The research method of this work included a bibliographic review, musical technical analysis, auto-ethnography, ethnographic description, and semi-structured interviews, with the structural elaboration relying on theoretical support offered by technical-scientific texts by renowned researchers in the area. It is impossible to include and analyze - in a single study - all the existing content in a field of research with such a broad and diverse spectrum of possibilities, and which is still in a constant state of transformation. However, the great contribution that this thesis intended to offer was to include Brazil on the map of scientific research regarding important musical movements that are already widespread throughout the world, and practically without any visibility, research, and recognition in the country: Afro- Caribbean music and Latin jazz from São Paulo (if this genre really exists!). This doctoral thesis aims to develop a continuation of the master's dissertation "Music in the Formation o f Identity in Latin America: The Afro-Brazilian and Afro-Cuban Universe" (2000) by the advisor of this work, Prof. Dr. Edwin Pitre-Vásquez. Resumen:
Collections
- Teses [51]