Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLovón-Canchumani, Giancarlo Alfonso, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.creatorFlores, Leonardo Garciapt_BR
dc.date.accessioned2025-08-07T22:30:56Z
dc.date.available2025-08-07T22:30:56Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97843
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Giancarlo Alfonso Lóvon Canchumanipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A pecuária é um dos alicerces do PIB nacional, porém nos últimos anos os altos custos com insumos agrícolas, por conta da pandemia, proporcionaram um desempenho abaixo do esperado. Segundo Cepea (2022), no ano de 2021 a pecuária não gerou resultados que impactassem no aumento do PIB nacional. Cabe destacar que uma fatia representativa da contribuição do setor é composta por pequenos e médios produtores. O objetivo do estudo é implementar o Balanced Scorecard (BSC), como base para o desenvolvimento de um planejamento estratégico para o auxílio na tomada em uma empresa do setor da pecuária. Para o desenvolvimento do presente estudo foi adotado o método definido por Kaplan e Norton (2005), posteriormente adaptado por Walter (2000), onde por meio de ações consecutivas são definidos os meios para a implementação do BSC em corporações. Ao se retornar ao objetivo geral, foi possível afirmar que este foi atingido, por meio da implementação do Balanced Scorecard como base para o desenvolvimento de um planejamento estratégico para o auxílio na tomada em uma empresa do setor da pecuária. As perspectivas propostas pelo método permitiram uma nova visão da propriedade, possibilitando uma análise mais detalhada, gerando uma melhor definição dos objetivos, de uma forma mais clara. Como resultado obteve-se o detalhamento de 7 objetivos estratégicos, os quais foram divididos perante as perspectivas, sendo eles aumentar o faturamento anual, fidelizando o os clientes, controlar os custos de operação, realizar um inventário de rebanho, implementar tecnologia nos processos, bem como capacitar colaboradores e aumentar a segurança no trabalhopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPecuáriapt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectAgropecuária - Produtividadept_BR
dc.titleO Balanced Scorecard na implentação do planejamento estratégico: o caso de um empresa no setor da pecuária no Paranápt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples